Guia das tarefas que deve fazer durante a primavera para ter um jardim bonito e saudável, com a ajuda dos equipamentos da Husqvarna.
Cuidar do relvado
Cortar o relvado regularmente é importante para mantê-lo saudável durante todo o ano. A frequência com que o cortamos, bem como a altura do corte, varia conforme a finalidade pretendida e o gosto de cada pessoa, mas existem algumas diretrizes aconselhadas.
Frequência
Na primavera e no outono
Deve cortar o relvado uma vez por semana para obter um aspeto saudável esteticamente agradável. Se o objetivo for ter um relvado florido e com espécies de folha longa, deve cortar menos vezes, para conseguir tirar proveito das florações.
No verão
Deve cortar duas vezes por semana, com exceção de períodos de seca em que deve reduzir para uma vez por semana.
No inverno
Geralmente não é necessário cortar a relva, sendo aconselhado deixá-la recuperar após a grande utilização durante os meses mais quentes. Caso se verifique um crescimento demasiado pronunciado, corte esporadicamente, mas mantenha uma altura de corte alta. Não o faça em situações de vento frio e seco nem de solo encharcado ou congelado.
Quanto à frequência, tenha ainda em atenção que os relvados em áreas secas e sombrias geralmente têm menos necessidade de corte do que aqueles em zonas com boa exposição solar e humidade no solo.
Aviso
Nunca corte a relva quando estiver molhada ou congelada! Além de danificar o relvado, irá compactar o solo. Espere até que a relva esteja seca.
Altura de corte
No primeiro corte na primavera ou em alturas em que se tenha verificado um grande desenvolvimento, deve fazer uma única passagem com uma altura de corte elevada. Depois, pode reduzir gradualmente a altura até ao tamanho desejado. As alturas de corte mais comuns são:
Relvas finas – 6 a 12 mm
Relvas ornamentais na primavera e outono – 13 a 26 mm
Relvas ornamentais no verão – 13 a 26 mm
Deve evitar fazer cortes demasiado baixos pois, apesar de apresentar uma configuração mais homogénea, enfraquece a relva a longo prazo. Ao incentivar o enraizamento superficial, torna-a mais suscetível à seca, ervas daninhas e musgo.
Em contraponto, relvados demasiado altos apresentam níveis de desenvolvimento mais baixos, o que os torna menos resistentes ao pisoteio.
Regra: É importante é que nunca remova mais de um terço dos novos caules e rebentos em cada corte.
Cuidar das sebes
As sebes devem ser podadas no final do inverno, no período de dormência das plantas.
Proteção
A poda é uma tarefa que acarreta algum risco. Para sua proteção, use as roupas e os acessórios de proteção recomendados e siga as instruções de segurança dos equipamentos.
Método
Primeiro, corte os lados verticais da sebe, num movimento de varredura para cima e para baixo, avançando aos poucos ao longo da sebe. Depois, ao aparar o topo da sebe, deve inclinar as lâminas num ângulo de 10° e fazer um movimento de foice horizontal para remover o material cortado.
Para uma maior eficácia, deve ter alguns cuidados com o seu corta-sebes:
Limpar o equipamento antes de guardar: Uma lâmina suja não é eficiente e está mais suscetível a enferrujar. Depois de utilizar o corta-sebes, este tem vestígios da seiva libertada pelas plantas e que irá endurecer com o tempo. Deve utilizar um líquido solvente para remover a sujidade e manter as lâminas em boas condições.
Manter as lâminas afiadas: Se as pontas dos ramos cortados parecerem irregulares ou desfiados, ou se as lâminas ficarem presas na sebe, é porque provavelmente estão rombas e gastas, não cortando eficientemente.
Limpezas
Após as estações frias, as folhas acumulam-se em todos os recantos do jardim. Com a ajuda de um soprador, conseguirá remover estes detritos verdes mais facilmente.
Proteção
Use óculos, sapatos de resistentes, proteções de ouvido e mantenha o cabelo longe deste equipamento. Não aponte o soprador em direção a animais ou pessoas.
Método
Antes de começar, certifique-se que de que as folhas estão secas. Quando estão molhadas, as folhas tornam-se pesadas e colam-se ao chão. Se estiverem, espere por outra altura para limpar o jardim.
- Coloque uma lona no chão e sopre as folhas para cima dela. Assim, será mais fácil transportar as folhas. Se aproveitar as folhas para uma área arborizada ou para compostagem, sopre-as antecipadamente em montinhos separados em vez de tentar soprar tudo de um sítio para o outro.
- Sopre as folhas a favor do vento.
- Cuidado com as poeiras e outros detritos. Levante o soprador e humedeça áreas empoeiradas para que o lixo não voe para cima de si.
- Use um ancinho para ajudar a apanhar todas as folhas.
Aproveitamento dos resíduos
Recolha as folhas e use-as para fazer composto orgânico.
Também as pode utilizar como mulch para cobrir o solo em torno das plantas e assim protege-las do frio, ajudar a manter a humidade do solo e reduzir a propagação de infestantes.
Powered by Husqvarna
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.