Conheça a arte dos terrários do Thi.
Nascido na ilha de São Luís do Maranhão, no nordeste brasileiro, Thi Bellfort tem 32 anos e faz parte de projetos voltados para questões ambientais há 20 anos. Formado em Teatro e Turismo, sempre teve uma grande paixão por plantas herdada da mãe, que sempre teve muitas plantas em casa, despertando assim esse lindo fascínio por plantas que desde criança sempre se notou na grande aproximação com a Natureza.
Emigrou para Portugal para estudar Artes Plásticas na cidade de Bragança, onde nasceu o projeto Terrários do Thi, que une duas grandes paixões: artes e plantas.
O Ateliê de Arte Botânica Terrários do Thi é pioneiro a nível nacional na criação de terrários decorativos, uma forma de ter plantas dentro de casa e não ter de se preocupar muito com cuidados, pois os terrários são autossustentáveis; outro aspeto diferenciador é que nas suas redes sociais os seus vídeos já ultrapassam um milhão e meio de visualizações, levando ainda mais longe essa missão de consciencialização.
O ateliê possui espaço físico em Bragança e em Matosinhos, onde são criados itens de decoração e de uso pessoal reutilizando objetos. Terrários, biojoias, que são joias feitas com plantas naturais, jardins verticais, quadros botânicos e muito mais.
Toda decoração do ateliê é feita através das recolhas de objetos no lixo e nos rios da região.
O principal objetivo de Thi no ateliê é a busca de uma vida mais sustentável, onde possa induzir os clientes a levarem objetos que possuem em casa, como, por exemplo, vidros, garrafas de bebidas, guarda-fatos, televisores, gira-discos, caixas de vinho, etc., para criar dentro desses objetos ecossistemas vivos, dando uma nova oportunidade e evitando que esses mesmos objetos parem na Natureza, causando desequilíbrios ambientais.
Leia também:
Hoje, Thi quer dar algumas dicas de prendas super especiais e sustentáveis para presentear as pessoas especiais em todas as ocasiões.
Não é uma tarefa fácil presentear as pessoas nos dias de hoje, por inúmeras questões: quando é alguém próximo demais, já se presenteou com quase tudo; quando é alguém distante, não se sabe se a pessoa vai gostar ou não. A pensar nisso, Thi cria peças únicas e exclusivas que qualquer pessoa, independentemente da idade vai gostar, e por isso decidimos dar algumas ideias de prendas, lindas e únicas, com um ótimo custo-benefício e que ainda ajudam a proteger o planeta.
Ideias de prendas para todas as ocasiões
Terrários
O que é um terrário? É um ecossistema vivo, num recipiente fechado. Uma peça decorativa para trazer muito mais leveza para o ambiente e aproximar ainda mais as pessoas da Natureza.
O mais interessante é a sua capa cidade de criar seu próprio ciclo dentro do vidro da mesma forma que acontece no nosso planeta, fazendo com que não sejam necessários cuidados durante meses e até anos – o ateliê possui clientes com terrários que nunca foram regados há quatro anos, lembrando que o terrário mais antigo do mundo tem mais de 50 anos sem ser regado. E pode-se fazer ao gosto de cada um, recriando paisagens e dando um significado ainda maior ao terrário, sem falar que se pode entregar objetos próprios no ateliê, o que reduz o custo final. Existem muitas formas e tipos, desde copos, garrafas até candeeiros, por exemplo.
Biojoias
Biojoias são joias criadas utilizando plantas, folhas, frutos, cogumelos e etc. É uma forma incrível de ter sempre a Natureza consigo para onde for. As biojoias podem ser criadas usando a flor ou folha que se pretender – imagine que tem uma grande memória afetiva por amores-perfeitos ou que tem uma rosa que foi do buquê do seu casamento, pode ter brincos, colares, porta-chaves, tudo isto feito com flores próprias ou escolher outras.
Como são feitas as biojoias? Todas as plantas passam por um processo de secagem e preservação para que não percam o seu aspecto natural, sendo depois são encapsuladas com técnicas de resina e vidragem, fazendo com que fiquem protegidas para sempre.
Quadros vivos e quadros botânicos
Quadros vivos são pequenos ecossistemas em molduras, que podem ser colocados na parede, produzidos com plantas 100% naturais, podendo ser vivas ou preservadas. Permitem ter um pouco de Natureza de uma forma mais moderna. Já os quadros botânicos são produzidos com folhas naturais, criando desenhos e composições cuja maior beleza reside na união de espécies diferentes.
Veja o vídeo:
Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.