Viaje connosco: Jardins do Mundo 2022 – Holanda

Data: 22 – 25 abril 2022

Holanda

EXPO FLORIADE, Jardins Keukenhof + Flower Parade & Hortus Botanicus Leiden

 

 

Introdução

A Revista JARDINS convida-o para esta singular viagem, que lhe proporciona, numa única escapadinha, a possibilidade de visitar 2 dos mais importantes eventos do Mundo da Jardinagem, como os maravilhosos Jardins de Keukenhof (com milhares de tulipas em flor, bem como diversas actividades inerentes), não perdendo a já tradicional Flower Parade, e a a mais importante exposição desta área, que ocorre apenas de 10 em 10 anos, construída numa área específica para o efeito, em Almere, nos arredores da capital Holandesa.

Em complemento terá ainda a visita ao Hortus Botanicus de Lieden, nos arredores de Amesterdão, sendo o Jardim Botânico mais antigo holandês, datado de 1590, onde o actual Clusius Garden nos oferece uma perspectiva de como era este jardim em 1600. Entretanto foi renovado o Front Garden em 2000, tendo sido contruída uma nova estufa para formar o Winter Garden.

Sempre existiu uma estreita relação entre a Holanda e a Ásia, percebendo-se bem essa ligação através da troca cultural e de plantas nos últimos séculos, patente no Jardim Japonês. O ex-líbris do Hortus, a Victoria amazónica, pode ser contemplada na Estufa Victoria.

Irá ainda usufruir dum Walking Tour pelo centro de Amesterdão, incluindo um agradável cruzeiro por entre os seus emblemáticos canais e visitando o pitoresco Bloemenmarkt (Flower Market), tendo também tempo livre para explorar a gosto pessoal os recantos e atracções turísticas desta bela cidade. Para o acompanhar e liderar nesta viagem, terá a companhia da nossa Directora e Arquitecta Paisagista Teresa Chambel, bem como do nosso Cronista e Presidente do Clube dos Orquidófilos de Portugal José Santos. Um programa singular e aliciante para quem ama os Jardins deste Mundo, com memórias inesquecíveis! Sem dúvida, um tentador convite que espera por si… Seja Bem Vindo!

 

Acompanhamento da viagem

JOSÉ M.M.SANTOS

Autor do livro “A Paixão pelas Orquídeas”, presidente do Clube dos Orquidófilos de Portugal e colaborador da Revista Jardins. Organiza as viagens temáticas GREENTRIPS em que viaja pelo estrangeiro com grupos de amantes de plantas e natureza.

TERESA CHAMBEL

Licenciada em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa. Participou em vários projetos de restauro e recuperação de jardins históricos. É autora de vários livros de jardinagem e diretora da Revista Jardins.

 

Rota

 

Voos

Ida:

Voo TP.674: 22 abril 2022, Lisboa, 09h05 — Amesterdão, 13h05

Volta

Voo TP.671: 25 abril 2022, Amesterdão, 19h30 — Lisboa, 21h30

 

Programa

Dia 1: 22 abril (sáb.)
Lisboa – Amesterdão – Leiden

Comparência pelas 06h30 nas partidas do Terminal 1, do Aeroporto de Lisboa, para formalidades de embarque no voo TP.674, partida às 09H05 com destino a Amesterdão. Chegada à capital holandesa às 13H05. Assistência pelo nosso representante local, e transporte em autocarro privativo até ao centro de Leiden. Chegada pelas 14h30 ao Jardim Botânico Hortus Botanicus de Leiden. Recepção Especial Exclusiva ao Grupo Jardins do Mundo com cocktail de Boas Vindas.

Pelas 15h00, início do Tour Privativo com elemento do staff deste jardim, o Jardim Botânico mais antigo da Holanda. Tudo começou em 1587, com um pedido da Universidade de Leiden ao respectivo Mayor, de permissão de criação de um Hortus Academicus por detrás do edifício da universidade, para benefício dos estudantes de medicina. O pedido foi concedido em 1590 e o famoso botânico Carolus Clusius ficou nomeado como responsável. O seu conhecimento, reputação e contactos internacionais permitiram criar uma extensa colecção de plantas. Inclusive conseguiu que a Companhia das Índias Holandesa recolhesse plantas das várias colónias. Este jardim inicial era pequeno (cerca de 40m) mas já continha mais de 1.000 espécies.

O seu monumental Orangery foi construído entre 1740-44 e as primeiras estufas surgem na segunda metade do séc. XVII. Em 1837, parte foi usada para construção do edifício para o novo Leiden Observatory. Em termos de espécimes a realçar, temos um Tulipeiro (Liriodendrion tulipífera) de 1716; um Dióspiro (Diospyros lotus) de 1739; um Ginkgo (Ginkgo biloba) de 1785. De salientar também a Victoria amazónica presente na sua estufa de espécies tropicais e o seu novo Winter Garden.

Por último, realçamos o seu Jardim Japonês criado em 1990 em honra de Von Siebold (um botânico viajante alemão, especialista na fauna e flora do Japão), bem como a reconstrução do jardim original de Clusius, com base numa listagem botânica do final do séc. XVI, inaugurado em 2009.

Pelas 18h00, seguiremos para o hotel e formalidades de check-in. Jantar no hotel. Pelas 20h30, existirá um transporte privativo para poderem assistir ao pré-desfile da famosa Flower Parade do Keukenhof, embora na sua versão nocturna toda iluminada, em Noordwijkerhout.

Regresso pelas 22h30. Alojamento no Hotel Fletcher Wellness Leiden 4*.

 

Dia 2: 23 abril (sáb.)
Leiden – Keukenhof – Leiden

Após pequeno-almoço buffet no hotel, saída em transporte privativo até aos famosos Jardins de Keukenhof (entrada incluída). Será um dia inteiramente dedicado à visita destes fabulosos jardins, situado nos arredores de Amesterdão, perto de Lisse.

Também conhecido como ‘O Jardim da Europa’, é o maior jardim de flores do mundo, sendo plantados cerca de 7 milhões de bolbos por ano, cuja floração poderá ser contemplada em apenas 60 dias por ano, entre finais de Março e inícios de Maio de cada ano. Apesar de estar dependente das condições climatéricas de cada ano, o período ideal de visita é pela 2a quinzena de Abril.

A história de Keukenhof remonta ao séc. XV quando a Condessa Jacoba van Beieren (1401-36), obteve legumes e frutas do Keukenduin para a cozinha do Castelo Teylingen. O Castelo de Keukenhof foi construído em 1641 e a propriedade expandiu-se para uma área de mais de 20 hectares.

Os arquitectos paisagistas Jan David Zocher e seu filho Louis Paul Zocher, mais tarde também os designers do Vondelpark junto aos canais de Amesterdão, redesenharam o jardim ao redor do castelo em 1857. Esse parque, em estilo paisagístico inglês, ainda é a base do actual Keukenhof.

A ideia do actual jardim começou em 1949, pelo Presidente da Câmara de Lisse, com o objectivo de terem uma exposição de flores anual, onde floricultores de todo o país e da Europa pudessem mostrar os seus híbridos, potenciando a divulgação dos Países Baixos como os maiores exportadores de flores do mundo.

A sua inauguração em 1950 foi um sucesso imediato, contando com 236.000 visitantes, tendo crescido nos últimos 72 anos e se tornado num conceito de evento mundial. Em 2021, apesar de ter tido o mesmo esplendor com as suas tulipas, não abriu ao público devido à actual pandemia, pelo que esta sessão de 2022 está a ser aguardada com muita expectativa pelos amantes dos jardins.

Em hora a indicar localmente, está reservado ao Grupo Jardins do Mundo um relaxante passeio de barco pelos canais do recinto, para contemplação dos coloridos campos de tulipas. Almoço livre no recinto. Restante tempo livre para explorar o jardim a gosto pessoal.

Pelas 18h00, transporte privativo de regresso a Leiden. Jantar no hotel. Alojamento no Hotel Fletcher Wellness Leiden 4*.

 

Dia 3: 24 abril (dom.)
Leiden – Almere – Leiden

Após pequeno-almoço buffet no hotel, saída pelas 09h00 em transporte privativo até à cidade de Almere, às portas de Amesterdão, sendo um dia inteiramente dedicado à visita desta extraordinária e singular Exposição Floriade 2022 (entrada incluída).

Iniciaremos a visita com uma perspectiva aérea do recinto, fazendo um passeio de teleférico, de modo a ter noção da dimensão do evento. Almere foi a vencedora para ser a próxima sede da prestigiada exposição de horticultura e das mais importantes no Mundo da Jardinagem, em termos globais, acontecendo na Holanda apenas uma vez a cada dez anos.

Antes deste evento existiram alguns Flower/Garden Shows mas chamados de Flora Exhibitions, realizadas no Parque Groenendaal de Heemstede, em 1925, 1935 e 1953.

A 1.ª EXPO Floriade foi realizada em Roterdão no Het Park com a construção da Torre Euromaster de 101m de altura, para comemorar o evento, sendo hoje um monumento de referência na cidade. É sempre coordenada pelo Conselho Hortícola Holandês, fundado em 1908, cujo objectivo é fortalecer e promover a imagem da horticultura holandesa.

Este ano, com o lema ‘Crescendo Cidades Verdes’ ao invés de se criar um local de exposição provisório, foi projectado este espaço como uma Cidade Ideal, que perdure no tempo e que servirá como uma extensão verde até ao centro da cidade de Almere. Será uma ambiciosa cidade sustentável que se esforça para ser uma exposição 300% mais verde que a norma actual, desenvolvendo uma espécie de tapeçaria de jardins numa península de 45 ha em forma dum quadrado. Cada bloco estará dedicado a diferentes plantas, com uma biblioteca central, casas, escritórios e inclusive uma universidade que se organizará como um jardim botânico empilhado… os visitantes poderão alojar-se num hotel de jasmim, nadar numa lagoa de lírios e jantar entre rosas! Pretende-se que a exposição e este futuro novo centro da cidade sejam lugares que produzam alimentos e energia, uma área verde urbana que mostra com grande detalhe como as plantas podem enriquecer cada aspecto do nosso quotidiano… o futuro é verde!

Almoço livre no recinto. Tempo livre para explorar o recinto. Pelas 18h00, transporte privativo de regresso a Leiden. Pelas 19h30, saída em transporte privativo para Jantar Especial Despedida no restaurante The Bishop. Regresso ao hotel pelas 22h30. Alojamento no Hotel Fletcher Wellness Leiden 4*.

 

Dia 4: 25 abril (seg.)
Leiden – Amesterdão – Lisboa

Após pequeno-almoço buffet no hotel, saída pelas 09h00 em transporte privativo até ao centro histórico de Amesterdão.

Iniciaremos o nosso Tour pedestre com Guia local em português, junto do famoso Museu Rijksmuseum, entrando pelo anel dos canais centrais da capital holandesa. Poderemos contemplar a vida singular desta cidade, bem como o famoso Stins Flowermarket, e ainda o Bloemenmarkt (fundado em 1862, sendo o único mercado flutuante do mundo, presente no Singel Canal, com algumas floristas e lojas de souvenirs, local ideal para encontrar bolbos e toda a parafernália inerente às tulipas), chegando à praça principal de Dam, onde se encontra o Palácio Real (um dos 4 palácios oficiais dos Países Baixos, à disposição do Rei Guilherme) e a Catedral De Nieuwe Kerk (datada do séc.XV, em estilo gótico). Finalizaremos com um cruzeiro panorâmico pelos famosos canais de Amesterdão. Almoço livre.

Restante tarde livre para explorar a cidade a gosto pessoal, podendo optar por visitar diversos pontos de interesse, entre as quais:
• Casa de Anne Frank (aconselhado reserva prévia);
• Igreja Oude Kerk (o edifício mais antigo da cidade, de 1302);
• Kleinste – a casa mais pequena de Amesterdão (com apenas 9 m2);
• Museu das Tulipas (na Rua Prinsengracht 116);
• Museu de Van Gogh;
• Casa-Museu de Rembrandt;
• Museu Rijkmuseum;
• Hortus Botanicus de Amesterdão;
• Zoo de Amesterdão;

Pelas 16h30, comparência no Ponto de Encontro junto ao Rijksmuseum para saída em transporte privativo até ao Aeroporto Schiphol.

Chegada pelas 17h00 e formalidades de embarque no voo directo TP.671, com partida às 19h30, com destino a Lisboa. Refeições ligeiras pagas a bordo.

Chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado às 21h30.

 

Alojamento

LEIDEN

Fletcher Wellness-Hotel Leiden 4*
Bargelaan 180, 2333 CW Leiden
Tel: +31 71 870 0260

Localizado no centro de Leiden e apenas a 1 minuto a pé da estação central, o Fletcher Wellness-Hotel Leiden disponibiliza quartos espaçosos com vista para a cidade ou para o parque.

No local, os hóspedes poderão aceder às comodidades de bem-estar do BLUE Wellness Resort Leiden, mediante um custo adicional.

A Praia de Noordwijk fica a 10 km.

Cada um dos seus amplos quartos com 25m2 inclui uma televisão de ecrã plano com canais TV-Cabo, acesso Wi-Fi gratuito, chaleira para chá/café e uma casa de banho privativa com duche e secador de cabelo.

O hotel possui um restaurante e um restaurante de bem-estar, cada um com o seu próprio tema e menus especiais. Os hóspedes poderão também comer num dos vários restaurantes que o centro da cidade tem para oferecer, a distância pedestre.

A Auto-Estrada A44 fica a 5 minutos de carro e o Aeroporto Schiphol a 20 minutos de carro.

 

Preços

 

Clique aqui para ver descarregar o programa detalhado, preços e pacotes (PDF)

 

Informações & Reservas

Data limite para inscrições: 31 janeiro 2022

Sinalização mínima obrigatória: 320€ por pessoa

(Em caso de desistência, após 01 janeiro 2022, a sinalização não é reembolsável)

Liquidação da viagem até 20 janeiro 2022

Os pagamentos deverão ser efetuados por transferência bancária para: NIB: 0033 0000 4534 4507 4540 5

 

Organização

Agência de Viagens CoolTravel | 212 909 390

Paulo Pinto Assunção | 937 011 198 | paulo.pinto@cooltravel.pt

Os lugares são limitados — inscrições aceites por ordem de chegada.

Acompanhamento pelo Delegado CoolTravel Paulo Pinto Assunção, durante toda a viagem.

 

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar