Viaje connosco: Jardins do Mundo 2023 – RHS Chelsea

Londres

Data: 25 a 28 maio 2023

RHS CHELSEA Flower Show, KEW & Wisley Gardens & Lullingstone Castle

 

 

A Revista Jardins convida-o para exta exclusiva viagem que lhe proporciona a possibilidade de visitar o maior evento do mundo da jardinagem na Inglaterra e dos mais prestigiados do mundo, o RHS Chealsea Flower Show. Este evento dura apenas cinco dias, mas significa o culminar de um ano de trabalho. Reúne os melhores especialistas de todo o mundo, entre arquitetos paisagistas, Gardening designers e  viveiros de jardinagem, tendo sido pré-selecionados para competirem pelas desejadas medalhas de ouro, prata e bronze. A sua importância é tal que costumava ser sempre inaugurado oficialmente pela Rainha de Inglaterra, aberto posteriormente em exclusivo para os sócios da Royal Horticultural Society e só depois aberto para o público em geral.

Em complemento teremos a visita a outros dois famosos jardins ingleses nos arredores de Londres, ambos pertencentes à prestigiada RHS:

– O Wisley Gardens, onde destacamos a sua Estufa Alpina, o Rock Garden, o Tree Trail, a nova Bicentenary GlassHouse idealizada por Alan Titchmarsh com três áreas – Deserto, Temperada e Tropical – para além de possuir da melhores lojas de jardinagem da Inglaterra!

– O KEW Gardens, um dos mais antigos e prestigiados jardins botânicos do mundo e Património Mundial da UNESCO desde 2003, possui vários jardins temáticos, estufas vitorianas (Palm House; Temperate House), Estufa Alpina, Rock Garden, Princess of Wales Conservatory, etc.

Visitaremos ainda o Lullingstone Castle, castelo medieval datado de 1497, local que o rei Henrique VIII visitava regularmente. Hoje em dia nas mãos da família Hart Dyke, o herdeiro Tom Hart Dyke, colecionador de plantas, criou o ‘World Garden of Plants’.

Terá ainda o seu tempo livre para explorar o centro de Londres.

Para o acompanhar e liderar nesta viagem, terá a companhia da nossa diretora e arquiteta paisagista Teresa Chambel, bem como do nosso
cronista e presidente do Clube de Orquidófilos de Portugal, José Santos.

Um programa singular e aliciante para quem ama os Jardins do Mundo e que promete memórias inesquecíveis! Sem dúvida, um tentador convite que espera por si.

 

Acompanhamento da viagem

JOSÉ M.M.SANTOS

Autor do livro “A Paixão pelas Orquídeas”, presidente do Clube dos Orquidófilos de Portugal e colaborador da Revista Jardins. Organiza as viagens temáticas GREENTRIPS em que viaja pelo estrangeiro com grupos de amantes de plantas e natureza.

TERESA CHAMBEL

Licenciada em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa. Participou em vários projetos de restauro e recuperação de jardins históricos. É autora de vários livros de jardinagem e diretora da Revista Jardins.

 

Voos

Ida:

Voo TP.1352: 25 Maio 2023, Lisboa, 10h05 — Londres, 12h45, duração 2h40

Volta

Voo TP.1369: 28 Maio, Londres, 19h50 — Lisboa, 22h30, duração 2h40

 

Programa

Dia 1: 25 maio (5ªfeira)
Lisboa – Londres

Comparência pelas 07h00 nas partidas do Terminal 01, do Aeroporto de Lisboa, para formalidades de embarque no voo TP.1352, partida ás 10h05 com destino a Londres-Heathrow. Refeições ligeiras pagas a bordo.

Chegada à capital inglesa às 12h45. Deslocação pedestre até ao Metro e deslocação até ao hotel no centro histórico de Londres com assistência do Delegado Cool. Check-in no hotel. Almoço livre.

Tarde inteiramente livre para explorar o centro londrino a gosto pessoal com utilização do London Tube Pass e orientação do Delegado Cool. Pelas 20h00, comparência no lobby do hotel. Jantar e alojamento no Hotel Crown Plaza King’s Cross 4*. 

 

Dia 2: 26 maio (6ª feira)
Londres (Chelsea)

Pequeno-almoço no hotel.

Pelas 09h00, saída pedestre do Grupo em direção a Chelsea, com utilização do London Tube Pass e assistência do Delegado Cool. Entrada incluída no RHS Chelsea Flower Show, dos maiores eventos de Jardinagem do Mundo, vendo em 1ª mão todas as novidades e os belíssimos
jardins em concurso, elaborados pelos melhores Landscapers, Gardening Designers da área, encantadoras exibições florais e hortícolas, toda a gama de mobiliário e equipamento de decoração para jardins, bem como assistir a palestras pelos cronistas mais ilustres dos programas da BBC, ou das revistas da especialidade como o Gardeners World, etc. 

Comparência no Meeting-Point estabelecido á hora a indicar localmente, para regresso pedestre ao hotel, c/utilização do London Tube Pass e
assistência do Delegado Cool. Pelas 20h00, jantar no hotel. Alojamento no Hotel Crown Plaza King’s Cross 4*.

 

Dia 3: 27 maio (sáb.)

Londres (Wisley + Lullingstone)

Após pequeno-almoço buffet no hotel, saída às 09h30 em transporte privativo até aos fantásticos RHS Wisley Gardens (entrada incluída). Será uma manhã inteiramente dedicada à visita deste ilustre jardim da Royal Horticultural Society, situado em Surrey, nos arredores a sul de Londres. Depois de uma visita orientativa pelos Tour Leaders do Grupo, tempo livre para explorar a seu gosto, onde destacamos a nova Bicentenary GlassHouse, projeto do famoso comentador do Mundo da Jardinagem, Alan Titchmasch (com 03 ambientes distintos a visitar:
Deserto, Temperado e Tropical), para além da sua Estufa Alpina, do seu Rock Garden, o seu trilho Tree Trail pelo seu arboretum e ainda o seu inovador projeto RHS Hilltop – The Home of Gardening Science, o 1º centro na UK dedicado à pesquisa científica das plantas, com a missão de proteger o futuro da flora atual e fomentar um mundo melhor, mais verde!

Para além dos seus laboratórios, engloba a criação de 3 novos jardins: Weelbeing Garden / World Food Garden / Wildlife Garden e ainda um herbário, 2 estúdios para aprendizagem e um Teaching Garden. Almoço livre num dos restaurantes/cafés do jardim.

Pelas 13h30, transporte privativo até ao Castelo de Lullingstone (entrada incluída), uma das propriedades familiares mais antigas da Inglaterra, que remonta á época do Domesday Book, tem uma história longa e colorida, sendo o lar da mesma família desde o século XV, a Hart Dyke Family. Eram visita regular o rei Henrique VIII e a Rainha Ana. Encontra-se na propriedade o Balneário Queen Anne’s e uma Casa de Gelo do século XVIII. Um do seus atuais ex-libris é o Jardim ‘World Garden of Plants’ criado por Tom Hart Dyke, vigésima geração da família e caçador de plantas tendo recolhido espécies dos quatro cantos do mundo, tendo sido documentado pela BBC2 com dois documentários; ‘Save Lullingstone Castle’ & ‘Return Lullingstone Castle’.

Pelas 17h00, transporte privativo de regresso a Londres. Pelas 20h00, saída para Jantar Especial de Despedida (sugerida indumentária florida!). Alojamento no Hotel Crown Plaza King’s Cross 4*.

 

Dia 4: 28 maio (dom.)
London (Kew) – Lisboa

Após pequeno-almoço buffet no hotel e respectivo check-out, pelas 09h00, saída pedestre do Grupo em direção a Richmond, com utilização do London Tube Pass e assistência do Delegado Cool. Entrada incluída no RHS KEW Gardens. Será uma manhã inteiramente dedicada á visita do mais prestigiado jardim da Royal Horticultural Society, situado nos arredores de Londres. Poderá optar por acompanhar um dos Tour Leaders do Grupo ou utilizar o tempo livre para explorar a seu gosto, os recantos deste fantástico jardim onde poderá visitar as seguintes atracções:

– Estufa Temperada (a maior do mundo em Estilo Vitoriano),
– Estufa Palm House (do séc. XIX com 19m de altura na parte central, onde possui uma ‘Cat-Walk’ a 9m do chão para observar a copa das palmeiras)
– Princess of Wales Conservatory (inaugurada em 1987 pela Princesa Diana, com 4500m2 de ambientes tropicais – seco & húmido – perfeitos para Orquídeas, Bromélias, Cactus e Suculentas).
– Waterlily House (estufa para alojar os grandes nenúfares Victoria amazónica)
– Nash Conservatory (edifício desenhado para o Buckingham Palace, tendo sido transferido em 1836 para os KEW, albergando a colecção de Araceae)
– Davies Alpine House (construída em 2006 com design inovador, exibindo espécies que crescem entre os 2000-7000m de altitude)
– TreeTop Walkway (inaugurado em 2008, são 200m de passadiço suspenso entre a copa das árvores, a 18m de altura)
– Jardim Japonês (com um Pagoda de 10 pisos de 1761; uma Casa de Chá de 1900 e um Japanese Pavillion de 1910)
– KEW Palace (construído em 1631, é o mais pequeno dos palácios reais britânicos e possui atrás o ‘Queen’s Garden’ só com plantas do séc. XVII)

Almoço livre num dos restaurantes do recinto. Pelas 15h30, transporte privativo de regresso ao hotel, para recolha da bagagem e continuação ao Aeroporto de Heathrow. Chegada pelas 17h30 e formalidades de embarque no voo directo TP.1369, com partida ás 19h50, com destino a Lisboa. Refeições ligeiras pagas a bordo. Chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado ás 22h30.

FIM da Viagem

 

Alojamento

Hotel Crown Plaza King’s Cross 4*

Localizado no centro da cidade, entre as prestigiadas zonas de West End e City of London, a 5 minutos a pé do Charles Dickens Museum, a 15 minutos da Estação King’s Cross (onde está a Plataform 9 ¾ do Harry Potter), a 20 minutos a pé do British Museum, a 25 minutos a pé da Catedral S. Paulo.

Os hóspedes usufruem de acesso Wi-Fi gratuito em todas as áreas do hotel. Cada um dos seus quartos Não-Fumador com 15m2, inclui uma televisão plasma com canais via Satélite, chaleira para chá/café, cofre e uma casa de banho privativa com duche e secador de cabelo. O hotel possui ainda dum Fitness Center de acesso gratuito, um Spa com Carta de Tratamentos (custo extra) e um Restaurante.

Os hóspedes poderão também comer num dos vários restaurantes existentes na área circundante, em especial na Russel Square e na King’s Cross.

Existem 4 estações de Metro a 10 minutos a pé: King’s Cross, Russell Square, Angel e Chancery Lane. O Aeroporto Heathrow dista a 1h.

 

Informações & Reservas

Data limite para inscrições: 25 fevereiro 2023

Para reservar o seu lugar, envie email para: paulo.pinto@cooltravel.pt

Os lugares são limitados – inscrições aceites por ordem de chegada.

Depósito para confirmação: 100€ por pessoa (não reembolsáveis)

Reforço de sinalização: Mínimo 450€ p/Pessoa, até 25 março de 2023 (desistências, após esta data, não são reembolsáveis)

Liquidação da viagem até 25 abril 2023

Os pagamentos deverão ser efetuados por transferência bancária para: NIB: 0033 0000 4534 4507 4540 5

 

Organização

Agência de Viagens CoolTravel | 212 909 390

Paulo Pinto Assunção | 937 011 198 | paulo.pinto@cooltravel.pt

Acompanhamento pelo Delegado CoolTravel, Paulo Pinto Assunção, durante toda a viagem.

 

Pode consultar aqui o programa de viagens completo para 2023.

 

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar