Material necessário:
- Argila expandida
- Geotêxtil
- Substrato Hortas e Pomares Naturen 40 L
- Abubo Naturen Citrinos Oliveiras e Plantas Mediterrânicas 750 g
- Medronheiro (Arbutus unedo)
- Rosmaninho (Lavandula stoechas)
Hoje em dia há cada vez uma maior preocupação com a utilização de plantas mediterrânicas com pouca necessidade de rega e de tratamentos, o que facilita em termos ambientais, de manutenção e de custos. São muitas as plantas que podemos escolhe. Os medronheiros e os rosmaninhos são das plantas mais fáceis de cultivar, no jardim, em vaso ou em floreira.
O nome latino do medronheiro é Arbutus unedo, unedo quer dizer, comer um só! Os frutos do medronheiro quando muito maduros têm uma elevada concentração de álcool, o que pode causar alguma sensação de embriaguês se se comerem muitos frutos. O medronheiro é usado na alimentação, para fins medicinais e para a confeção da famosa água ardente de medronho.
Pode ser considerado um arbusto grande ou uma pequena árvore, tem um período de floração muito longo, que se pode prolongar do outono à primavera seguinte. Frutifica no outono e muitas vezes tem flores e frutos ao mesmo tempo.
O Rosmaninho, é da família das alfazemas mas é mais rústico e aparece espontaneamente um pouco por todo o país. Tem uma floração prolongada que se inicia no inverno e pode ir até ao final do verão. É bastante rico ao nível das propriedades medicinais e aromáticas.
Estas duas plantas podem estar em conjunto pois têm as mesmas necessidades de sol (necessitam de muitas horas), de substrato e de rega (muito pouca). Quando em vaso devemos usar um substrato bem drenado e fertilizar quando da plantação.
Vamos ver como se faz:
Passo 1- Drenagem do vaso colocação de argila expandida;
Passo 2 : Colocação de geotêxtil;
Passo 3- Colocação de Substrato Hortas e Pomares Naturen 40 L;
Passo 4– Colocação de 50 g de Abubo Naturen Citrinos Oliveiras e Plantas Mediterrânicas e incorporar;
Passo 5 – Plantação do medronheiro no centro;
Passo 6 – Plantação dos rosmaninhos em volta;
Passo 7– Regar.
Manutenção
Pode colocar novamente adubo daqui a 2 ou 3 meses, 25 g por vaso. Se plantar no terreno coloque 25-75 g por m² quando da plantação e dois a três meses a seguir. Pode podar ligeiramente os rosmaninhos depois da floração, mas estes não aguentam podas radicais. Deve regar muito pouco, apenas quando está mesmo muito calor.
Pode aproveitar e fertilizar toda as suas plantas mediterrânicas com este adubo, alfazemas, alecrins, tomilhos, trepadeiras floridas, etc.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.