DIY

Vídeo: Como Plantar Medronheiros e Rosmaninhos

Material necessário:

Hoje em dia há cada vez uma maior preocupação com a utilização de plantas mediterrânicas com pouca necessidade de rega e de tratamentos, o que facilita em termos ambientais, de manutenção e de custos. São muitas as plantas que podemos escolhe. Os medronheiros e os rosmaninhos são das plantas mais fáceis de cultivar, no jardim, em vaso ou em floreira.

O nome latino do medronheiro é Arbutus unedo, unedo quer dizer, comer um só! Os frutos do medronheiro quando muito maduros têm uma elevada concentração de álcool, o que pode causar alguma sensação de embriaguês se se comerem muitos frutos. O medronheiro é usado na alimentação, para fins medicinais e para a confeção da famosa água ardente de medronho.

Pode ser considerado um arbusto grande ou uma pequena árvore, tem um período de floração muito longo, que se pode prolongar do outono à primavera seguinte. Frutifica no outono e muitas vezes tem flores e frutos ao mesmo tempo.

O Rosmaninho, é da família das alfazemas mas é mais rústico e aparece espontaneamente um pouco por todo o país. Tem uma floração prolongada que se inicia no inverno e pode ir até ao final do verão. É bastante rico ao nível das propriedades medicinais e aromáticas.

Estas duas plantas podem estar em conjunto pois têm as mesmas necessidades de sol (necessitam de muitas horas), de substrato e de rega (muito pouca). Quando em vaso devemos usar um substrato bem drenado e fertilizar quando da plantação.

 

Vamos ver como se faz:

Passo 1- Drenagem do vaso colocação de  argila expandida;

Passo 2 : Colocação de  geotêxtil;

Passo 3- Colocação de Substrato Hortas e Pomares Naturen 40 L;

Passo 4– Colocação de 50 g de Abubo Naturen Citrinos Oliveiras e Plantas Mediterrânicas e incorporar;

Passo 5 – Plantação do medronheiro no centro;

Passo 6 – Plantação dos rosmaninhos em volta;

Passo 7– Regar.

 

Manutenção

Pode colocar novamente adubo daqui a 2 ou 3 meses, 25 g por vaso. Se plantar no terreno coloque 25-75 g por m² quando da plantação e dois a três meses a seguir. Pode podar ligeiramente os rosmaninhos depois da floração, mas estes não aguentam podas radicais. Deve regar muito pouco, apenas quando está mesmo muito calor.

Pode aproveitar e fertilizar toda as suas plantas mediterrânicas com este adubo, alfazemas, alecrins, tomilhos, trepadeiras floridas, etc.

 

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar