As plantas vivazes alegram qualquer jardim ou terraço na primavera e no verão com as suas flores coloridas. Vamos falar-vos das nossas preferidas: as salvias, as gauras e a perovskia.
Veja todos os vídeos aqui.
As plantas vivazes são das plantas mais utilizadas em jardins, varandas e terraços na primavera e no verão. Estamos a falar das várias sálvias (a microfila, a farinácea e a nemorosa), da perovskia (sávia-russa) e da gaura.
Utilizações
Podem ser usadas no jardim, em terraços ou varandas. O facto de poderem ser plantadas diretamente no terreno ou em vasos, dá-lhes versatilidade.
- Em vaso ou diretamente no terreno;
- Sozinhas ou em composições;
Cuidados de cultivo
A época de plantação ideal é na primavera, para que se adaptem bem e consiga usufruir em pleno das suas florações.
Ao cultivar em vaso, escolha recipientes com dimensão adequada para garantir que as plantas se vão desenvolver bem e que as raízes têm espaço para cresces. As espécies ideais para vasos são a Salvia farinacra, a Salvia nemorosa e a Gaura.
Adaptam-se a qualquer substrato com boa drenagem e com alguma matéria orgânica. Tenha atenção à exposição solar – escolha zonas com muito sol (pelo menos 5 a 6 horas de sol direto por dia). Na meia sombra vão ter muito menos floração.
Manutenção
Sendo que as plantas vivazes podem ser de várias espécies com características distintas, a manutenção de cada uma irá ser diferente. Ainda assim, tenha em consideração alguns cuidados gerais:
Rega: Regar regularmente.
Fertilização: Fertilização anual na primavera e verão.
Poda: Podem podar-se no final da floração. Ir removendo as florações velhas e secas para estimular novas.