A Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (APPP-FN) convidou-nos a assistir à Conferência “Cidades Verdes — Mais saudáveis, mais sustentáveis”. Este evento promovido pela Associação, membro da ENA (European Nurserystock Association), decorreu no passado dia 12 de novembro, entre as 10.30h e as 18.30h no CNEMA-Santarém, no âmbito da Campanha Europeia “More Green Cities for Europe”. A exposição e conferência reuniram oradores de diferentes áreas, da produção de plantas ornamentais ao paisagismo, da saúde ao desporto, da investigação às novas tecnologias, e visaram informar decisores políticos responsáveis pelo planeamento urbano e outros profissionais sobre a importância dos espaços verdes nas cidades e o seu efeito positivo na biodiversidade, no clima, no bem-estar e na coesão social.
Destacamos a apresentação pela Ana Luísa Soares, arquiteta paisagista e docente do Instituto Superior de Agronomia, sobre o tema “As árvores e os jardins históricos de Lisboa”, em que falou do novo livro publicado fruto de vários anos de pesquisa e recolha de dados sob o projeto de investigação LX GARDENS – Jardins e Parques Históricos de Lisboa: estudo e inventário do património paisagístico. Este foi um estudo histórico, artístico e botânico de 64 jardins, considerando os tempos desde 1765 até aos anos 60 do século XX. A avaliação e interpretação da evolução do património paisagístico da cidade de Lisboa vem ajudar a conhecer a relação dos jardins de Lisboa e a sua grande influência e relevância na vida social urbana. Uma obra vasta, meticulosa e que vem sublinhar o facto de que os jardins asseguram a diversidade, a beleza e a cor não só da cidade de Lisboa, como de tantas outras cidades, vilas e aldeias do nosso país.
Na sessão da tarde, Fátima Lopes, conhecida comunicadora, apresentadora de televisão e criadora da plataforma Simple Flow, falou-nos de forma vibrante e muito optimista acerca da importância dos espaços verdes no nosso equilíbrio e bem-estar mental, físico e emocional.
A presença e envolvimento destes e outros notáveis oradores, tal como as centenas de convidados presentes, tornaram ainda mais decisivo o sucesso deste evento que veio reforçar a importância da consciencialização coletiva para a relevância dos nossos espaços verdes públicos em Portugal e no Mundo.