Inspirações

10 ideias para utilizar alfazema

Por esta altura, a alfazema está no auge da sua beleza, por isso aproveite! Colha ou compre alfazemas e use a imaginação para com elas decorar o jardim e a casa ou fazer receitas deliciosas (sim, há espécies de alfazema que são comestíveis!).

Fique com estas sugestões para tirar partido da beleza e do aroma das alfazemas:

1. Faça sabonetes aromáticos

Esqueça os sabonetes do supermercado – faça você mesma o seu! A alfazema é uma excelente opção, devido ao seu aroma forte e agradável. Experimente esta receita do blogue I Am Maggy.

2. Faça cubos de gelo florais para uma ocasião especial

Vai dar um jantar ou uma festa e quer impressionar os seus convidados? Experimente fazer cubos de gelo com alfazema e com outras flores comestíveis. Ninguém a vai acusar de ser previsível, isso é garantido.

3. Decore a casa com ramos de alfazema numa jarra

Colha uns raminhos de alfazema e coloque-os numa jarra para alegrar a casa. O efeito vai ser duplicado se escolher uma jarra colorida, como esta.

4. Seque-a e coloque-a em saquinhos para aromatizar a casa

Seque ramos de alfazema e coloque-os em pequenos saquinhos. Depois, espalhe-os pelas gavetas das cómodas e armários da casa e vai ver como a sua roupa cheira sempre bem.

5. Plante-a no seu jardim ou pátio

Um clássico que não poderia faltar nesta lista de sugestões. Cultive alfazemas no seu pátio ou jardim para criar um ambiente mediterrânico e rústico.

6. Utilize-a nas suas receitas

Bolachas de limão e alfazema. Foto: Boulder Locavore

Sabia que algumas espécies de alfazema são comestíveis? É verdade. E uma das mais recomendadas para utilizar em culinária é a Lavandula angustifolia. Tenha cuidado com as alfazemas que compra para cozinhar – têm que ser próprias para tal, se não podem ter químicos que não deve ingerir. Experimente fazer esta receita de bolachas de limão e alfazema, do blogue Boulder Locavore.

7. Coloque-a numa garrafa de vidro para um look rústico

Mais uma forma de ter alfazema em casa, desta vez criando um look shabby chic e rústico. Certamente terá em casa uma garrafa ou um recipiente semelhante de vidro. Em vez de o deitar para o lixo, aproveite-o e faça dele uma jarra improvisada.

8. Faça chá

Sabia que a alfazema tem um efeito calmante? Colha a sua alfazema orgânica ou compre alfazema já preparada para chá, coloque-a num infusor de chá e deixe durante 10 minutos em água a ferver.

9. Faça ramos para pendurar nas portas

Outra forma de espalhar o aroma da alfazema pela casa é fazer raminhos, atá-los com uma fita e pendurá-los nas portas de casa. Não só vai dar um perfume fantástico ao lar, como também é decorativo.

10. Coloque-a num balde de madeira

Mais uma sugestão para ter as suas alfazemas, frescas ou secas, em casa. Desta vez, num balde de madeira, para um ambiente de inspiração vintage.

Leia também: Como cultivar alfazemas com sucesso

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar