Ornamentais

Começar o novo ano a plantar a sorte!

 

Conheça algumas plantas que atraem a sorte.

 

Com a evolução da civilização, as plantas, além de alimento ou abrigo, passaram a ser relacionadas com sensações e emoções como o amor, a felicidade, a sabedoria, a saúde, a prosperidade e a sorte. A ligação do Homem às plantas tornou-se cultural e ainda hoje encontramos manifestações desta relação em princípios do feng shui, uma arte chinesa milenar.

Mas não só no Oriente é encontrada esta correlação: em várias culturas se acredita no poder “energético” das plantas mesmo que moldada pelas suas visões, modos de vida ou mesmo pela religião.

Mas, se há correntes e culturas que acreditam que determinadas plantas têm o poder de atrair saúde, dinheiro, amor, prosperidade ou sorte, por que não considerá-las no início de um novo ano que se prevê repleto de desafios?

 

 

Leia também:

Conselhos do mês para plantas de interior

 

TREVO-BRANCO

(TRIFOLIUM REPENS)

O trevo-de-quatro-folhas é uma das mais conhecidas plantas associadas à sorte. O que não é tão frequente é saber-se que esta relação provém da cultura celta, em que se acreditava que a planta afastava o diabo e que, quem encontrasse um trevo com quatro folhas poderia esperar algo bom.

Na Natureza, o trevo surge apenas com três folhas, sendo os exemplares com quatro folhas normalmente variedades cientificamente alteradas. A crença nesta planta é anualmente celebrada na Irlanda e nos Estados Unidos, no Dia de São Patrício, santo que acreditava que cada folha tinha um significado: fé, esperança, amor e sorte. Crenças à parte, é uma planta frequentemente utilizada em pastagens, e em sementeiras de relvados para jardins urbanos. Esta espécie não deve ser confundida com o falso trevo – Oxalys tetraphylla – uma planta mais frequentemente encontrada nos centros de jardinagem, sempre com quatro folhas, mas pertencente a outra família, das Oxalidaceae.

 

Trifolium repens

 

BAMBU-DA-SORTE

(DRACAENA SANDERIANA)

Conhecido por atrair saúde, alegria, sorte, unidade e amor, esta é uma planta usada no feng shui há mais de 5000 anos. Tornou-se muito comum na sociedade ocidental porque, além de elegante e fácil de cuidar, era frequentemente oferecida a um jovem casal ou no início de uma nova união comercial como símbolo de prosperidade, encontrada metaforicamente na união entre dois elementos: a água e a madeira. De acordo com a tradição chinesa, quanto mais pés, mais prosperidade

Esta Dracaena é das melhores opções para quem não quer deixar de apostar na sorte, mas não tem disponibilidade para cuidar de plantas: a água é o requisito fundamental − se for cultivado apenas neste meio, o ideal é utilizar água filtrada e livre de cloro (deixar repousar a água 24 horas antes de regar).

 

FILODENDRO

(PHILODENDRON SCANDENS)

Conhecida por atrair sorte e riqueza, é uma planta tropical que se desenvolve como trepadeira. Acredita-se que, para atrair prosperidade, esta planta não deve ser suspensa, mas induzida a crescer na vertical de forma a permitir a continuidade da energia. É muito procurada para interiores com luz e é muito simples de cuidar. É facilmente confundida com a jiboia ou hera-do-diabo − Epipremnum aureum ou Pothos.

 

ÁRVORE-DO-DINHEIRO

(PACHIRA AQUATICA)

Uma das plantas mais antigas a ser relacionada com a fortuna e que ainda hoje predomina na ornamentação de escritórios, casas, lojas e centros comerciais na Ásia devido a esta associação. Diz-se que a origem desta crença reside nas suas folhas: palmadas com cinco folíolos que se associam aos cinco elementos do feng shui: terra, fogo, madeira, água e metal.

Reza outra lenda que um camponês pediu ajuda a Deus para sair da sua vida de pobreza e que Deus lhe colocou no caminho uma árvore. O camponês, que levou a planta para sua casa, percebeu esta crescia sem grandes cuidados e resolveu comercializar a planta, passando a viver disso.

Nos centros de jardinagem, esta planta encontra-se disponível em vários tamanhos e formatos, sendo frequentemente comercializada com o tronco entrançado. Não precisa de muitos cuidados além de luz abundante e regas regulares.

 

planta chinesa do dinheiro

Pilea Peperomioides

 

PLANTA-DO-DINHEIRO

(PLECTRANTHUS NUMMULARIUS)

É muito frequente em Portugal a procura da tradicional planta do dinheiro. Normalmente referem-se ao Plectranthus coleoides (também procurado como incenso), uma planta de fácil cultivo, frequentemente utilizada na ornamentação de jardins, sobretudo em coberturas de solo. Pensa-se que esse nome comum derive da forma redonda das suas folhas, que se assemelham a moedas.

 

PLANTA-CHINESA-DO-DINHEIRO

(PILEA PEPEROMIOIDES)

Denominada também planta missionária, deve o seu nome à forma como chegou da China à Europa, nos anos 40, através de um missionário norueguês. Trata-se se uma planta de interior, de folhas arredondadas e crescimento rápido e tornou-se bastante popular como planta de casa porque requer poucos cuidados e confere um aspeto simples e contemporâneo a qualquer decoração.

Independentemente das crenças que tenhamos, as plantas vivas contribuem para a nossa saúde e bem-estar, melhorando a qualidade de vida, por isso, a escolha é simples: e•scolha ter plantas e feliz 2021!

 

Leia também:

Árvores para o jardim

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar