No final do outono é necessário um esforço de última hora para preparar o jardim para o inverno e assegurar a proteção das plantas que necessitem. Começa a sentir-se o frio mas avizinham-se dias mais duros, por isso aproveite as jornadas mais agradáveis para trabalhar no jardim. E, no final da estação comece a preparar a primavera.
No final da estação…
18- Coníferas: menos rega
Ao reduzir a rega nas coníferas evita principalmente que surjam fungos. Não permita que a água da rega entre em contacto com o colo da planta.
19- Plantação de amores-perfeitos e prímulas
Ao plantar agora amores-perfeitos e prímulas assegura o seu enraizamento, o desenvolvimento de raízes, assim como o porte arbustivo. Se pretende alargar esse período de esplendor nos maciços, plante bolbos primaveris como crocus, tulipas ou narcisos.
20- Trepadoras: desbaste
Ajude buganvílias, clematites, jasmins ou glicínias a desembaraçarem-se de qualquer desenvolvimento desengonçado ou de ramos mortos ou estragados. Corte os ramos que creseceram mais alto do que o previsto. O corte deve ser feito por cima de um rebento, nunca a meio de um ramo.
21- Topiárias: último corte do ano
Os arbustos com formas decorativas necessitam recortes periódicos mas o desta altura será o último do ano. Se cortar no próximo mês, os novos rebentos não terão tempo de amadurecer. Depois de lhes devolver a forma, aplique adubo rico em azoto e cubra a base da planta para que a figura se mantenha em bom estado por mais tempo.
22- Proteções: calor nas plantas
Os melhores materiais para proteger as plantas são o composto maduro, os resíduos vegetais triturados e palha. Espalhe uma capa uniforme com 2-3 cm evitando que se formem buracos ou montinhos. Para as plantas colocadas em vasos ou jardineiras nada melhor que uma protecção de casca de pinho.
23- Relva: atenção aos charcos
Sempre que o relvado se encontrar encharcado, pique-o com a forquilha para que a água penetre até às raízes. Regra geral, uma rede de tubagem que desemboque num sistema de desaguamento é o mais eficaz para resolver problemas em terrenos que encharcam facilmente.
24- Bagas: colha as maduras
Para ter sementes para o outono ou a primavera, recolha agora as bagas das plantas que as produzem. Esta operação deve ser levada a cabo quando as bagas estão maduras. Seque as bagas, coloque-as num saco de plástico com areia grossa e mantenha-as refrigeradas.
25- Fruteiras: plante em vaso
Plante árvores de fruto em vasos e coloque-os no jardim, na horta ou no terraço. Assim, contarão com boa protecção para os meses mais frios. Adquira exemplares com um ou dois anos e antes de plantar corte as raízes fortes e grossas, deixando cerca de 10 cm.
Leia também: 25 dicas para outono – parte 1
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.