25 dicas de outono – Parte 1

outono
Tarefas de outono no jardim

As plantas que deram cor ao seu jardim nos últimos meses chegam agora ao fim mas isso não quer dizer que o jardim vai deixar de ter vida no outono.

Por isso, está na altura de preparar o jardim para que as novas espécies tenham tudo a seu favor e produzam flores saudáveis. Fique com um guia de tarefas de outono a desenvolver no seu jardim.

Nas primeiras semanas…

Nesta fase não há muito para fazer, embora pouco a pouco as tarefas vão aumentando. Esta é a altura ideal para preparar o jardim contra o frio mas tarefas urgentes, essas são mesmo muito poucas.

1- Folhas: atenção ao reverso

É no reverso das folhas que as pragas se fazem sentir, sobretudo nas plantas de interior. Observe bem esta zona e aproveite para limpar e abrilhantar. Pouco a pouco, leve para o interior as plantas que têm estado no terraço.

2- Primeiros frios: aplique proteções

As suas plantas ficarão a salvo dos primeiros frios se as proteger com plástico, papel ou vidro. Trata-se das soluções com efeitos mais rápidos em caso de baixa repentina da temperatura. Tape bem as raízes e tenha em atenção que jasmim, buganvília, hibisco e fucsia não toleram frio.

3- Vivazes: corte agora

Quando o astilibe, a lobélia ou a rudbequia terminam a floração, corte a parte aérea até à base e elimine folhas e ramos murchos. Retire os restos das daninhas para deixar limpos os maciços e as respectivas margens. Espécies como cosmos e salva superam o inverno se as guardar em caixas ou vasos com composto, em local fresco.

4- Ramos altos: coloque tutores

Nas plantas de ramo único, coloque um tutor com dois terços do tamanho do ramo, sempre que a parte superior tenha pelo menos 20 cm. Nas espécies que formam matas, enterre estacas em círculo e coloque corda suave em redor destas.

5- Rosas: controle pulgões e fungos

Nesta época do ano, o pulgão pode fazer das suas: folhas encarquilhadas, melaço, planta debilitada. Aplique produtos específicos contra o pulgão. No que aos fungos diz respeito, agora os perigosos são o oídio e a ferrugem. Trate com fungicida polivalente.

6- Terreno bem trabalhado

Dentro de poucas semanas terá que plantar muitas espécies e de nada serve esta tarefa se o terreno não estiver acondicionado. Trabalhe o terreno com a pá e o ancinho à profundidade adequada de acordo com as espécies a plantar. Depois, retire as daninhas ou qualquer resíduo e aplique estrume bem decomposto.

7- Bolbos: armazene os de verão

Quando reparar em folhas de gladíolos ou íris amarelas, arranque a planta do solo e deixe a secar durante alguns dias. Coloque os bolbos em bandejas e guarde-os ao abrigo das geadas durante mais um ou dois dias para que acabem de secar. Aplique fungicida e conserve-os em sacos até chegar a altura de os voltar a semear.

8- Estufa: tempo de limpeza

Limpe bem os vidros da estufa e retire a pintura de cal aplicada para proteger durante o calor de verão. Retire as redes e toldos, porque caso contrário as plantas podem apresentar crescimento deficiente.

9- Limpeza geral do jardim

Com a tesoura na mão, dê uma volta pelo jardim e corte folhas e ramos murchos. Não esqueça de retirar também tudo o que se encontra podre, mordido ou esburacado. Desta forma, estimula o número de gemas. Recolha folhas e ramos saudáveis para fazer estacas.

Fotos: StockImages

Leia também: 25 dicas para outono – parte 2

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar