Tarefas de jardinagem

4 Razões para adubar

 

Adubar as plantas é essencial para o seu desenvolvimento, mas porquê? Conheça as principais razões para o fazer.

 

Adubar favorece um maior crescimento

A adubação fornece os nutrientes essenciais que promovem um crescimento rápido e vigoroso das plantas, resultando também numa maior produção de folhas, flores e frutos.

Adubar promove uma melhoria da aparência das plantas

A adubação adequada ajuda a manter o bom aspeto visual das plantas, evitando problemas resultantes da carência de nutrientes como folhas queimadas ou secas, plantas raquíticas, mal conformadas, estioladas ou descoradas.

Adubar melhora a qualidade do solo

Adubos ricos em matéria orgânica melhoram a textura e porosidade do solo, aumentando a sua capacidade de retenção de água, nutrientes e oxigénio.

Adubar fortalece as plantas  contra pragas e doenças

Plantas bem nutridas são mais resistentes a pragas e doenças. O zinco, por exemplo, participa da síntese de compostos protetores e estimula a produção de enzimas antioxidantes.

 

Veja todos os vídeos aqui.

 

Que tipo de adubo escolher?

Há muitos adubos no mercado, sendo muitas vezes difícil saber que adubo se deve selecionar para as plantas. No entanto, para a maior parte das plantas que tem no jardim, pode optar por um adubo universal que lhes vai garantir os nutrientes necessários ao desenvolvimento.

O tradicional adubo azul, de efeito mais rápido, pode ser usado como adubo de fundo (aquando da plantação e preparação do solo) – colocar 4-8 kg por cada 100 m2. Também pode ser usado para adubações de cobertura (depois das plantas instaladas)– 20-30 g/m2). Este adubo deve ser aplicado entre duas e quatro vezes por ano.

 

 

Em plantas herbáceas e aromáticas, pode ser uma boa opção usar um adubo azul bio para adubação de fundo ou de cobertura. Tem a vantagem de ter um elevado teor de matéria orgânica, o que contribui para o crescimento saudável das plantas. Deverá aplicar 35-40 g/m2 para as aromáticas e plantas herbáceas, podendo voltar a adubar passadas seis semanas.

 

Regar após adubar.

 

Uma adubação adequada é um dos grandes segredos para que as suas plantas estejam sempre bonitas e saudáveis. Tenha apenas em atenção a quantidade e periodicidade da adubação, devendo sempre respeitar as indicações nos rótulos dos produtos.

 

Veja também:

Horta biológica em casa

 

Sponsored by COMPO.

Poderá Também Gostar