Vídeos

Horta biológica em casa

Horta biológica em casa

 

Tudo o que precisa saber para começar a cultivar os seus alimentos

 

Comer alimentos frescos e saudáveis é possível, mesmo que tenha pouco espaço disponível em casa. As chamadas “hortas urbanas” permitem cultivar alguns alimentos nas nossas varandas e terraços, levar um pouco do campo para junto de nós e tornar a nossa alimentação mais saudável.

 

Veja todos os vídeos aqui.

 

Pronto para criar o seu jardim comestível? Estes são os princípios básicos que deve seguir.

 

Exposição solar

Escolha uma zona com, pelo menos, 5 horas de sol direto.

 

Recipiente

Deve optar por floreiras ou hortas urbanas com altura suficiente para que as plantas se desenvolvam bem.

 

Substrato

Encha o recipiente com um substrato biológico e rico em matéria orgânica. Para aumentar a disponibilidade de nutrientes e melhorar o desenvolvimento das hortícolas, pode adicionar uma camada de composto vegetal.

 

 

Fertilização

Aquando da plantação, adicione adubo orgânico granulado. Durante o crescimento das hortícolas, adicione adubo orgânico granulado ou adubo líquido, respeitando a dosagem e a periodicidade indicadas no rótulo do produto.

 

Plantas

Numa horta urbana, com espaço limitado, deve cultivar as hortícolas que mais gostar, um pouco de cada! Nesta altura do ano, pode cultivar tomateiros, pimentos, alho-francês, cebola ou couve-roxa.

Misturar plantas aromáticas e flores comestíveis é ótimo para afastar as pragas da horta e atrair os polinizadores. Sugerimos cebolinho, salsa, tomilho, cravos-túnicos ou cravinas.

Intercale as plantas, deixando pelo menos 10 a 15 cm de distância entre elas. Pode aproveitar o espaço entre plantas para fazer sementeiras.

 

 

Rega

A água é essencial na horta. Regue regularmente!

 

Pragas e doenças

Atue aos primeiros sintomas, recorrendo a produtos biológicos. O Triple Action tem a vantagem de atuar simultaneamente como fertilizante foliar.

 

Veja também:

Orquídeas: dentro e fora de casa

 

Sponsored by Compo

 

Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar