Manutenção

5 truques para ter sebes perfeitas

Para conseguir as melhores sebes de sempre, leia estes cinco truques. Desta forma, consegue que as sebes se estabeleçam rapidamente e que adquiram uma bonita forma.

1- A poda de rejuvenescimento

Para reduzir o tamanho

Se a sua sebe já tem muitos anos, cresceu demasiado em altura e largura e a parte inferior dos ramos ficou sem vegetação, está na altura de a renovar. Mas não tente fazer tudo de uma vez só porque a recuperação seria lenta. Conceda a esta operação um prazo que pode variar entre dois a anos. No primeiro ano, deve reduzir a altura da sebe, cortando de forma paralela ao solo como na ilustração. No segundo ano, os cortes devem ser apenas de um lado, enquanto no terceiro a poda deve contemplar o outro lado.

2- Exemplares grandes

Para ampliação

A vantagem de comprar exemplares já crescidos em vaso é que os pode plantar quando pretender com a segurança de que ficarão estabelecidos mais rápido dos que os que vêem com a raiz nua. Se necessitar de mais algum exemplar para ampliar a sua sebe, deve recortá-lo de forma a adquirir a mesma forma que a cortina vegetal. Para isso, adquira um exemplar com pelo menos 60 cm de altura e respeite a mesma distância de plantação que nos restantes.

3- Pirâmide truncada

Mais forte e saudável

A forma mais aconselhável para uma sebe é a de pirâmide truncada (acima na ilustração). Portanto, mais larga na base do que na parte  superior e com os lados gradualmente inclinados para dentro a partir da base para cima. Invertida a pirâmide, a sebe terá problemas mas se a parte superior tiver metade da largura da base, a luz chega a todos os ramos e a sebe crescerá melhor. Esta forma também permite que a neve escorra com facilidade.

4- Topiaria com molde

Formas mas bem definidas

Os jardineiros experientes conseguem manter as formas das sebes com cortes feitos a olho. Mas nos restantes casos, é melhor colocar um molde em metal ou madeira a servir como guia dos recortes a efetuar. O molde pode ser fixado e ficar permanente- mente oculto na vegetação ou portátil, de forma a ser utilizado apenas quando necessário. As figuras como a bola da ilustração requerem cortes mais frequentes que as sebes.

5- Aplique geotêxtil

Para afastar as daninhas

Depois de implantada a sebe, é essencial impedir que as daninhas invadam o terreno. Pode fazer um bom “mulch” no final mas também pode começar por revestir o solo antes de plantar. Uma cobertura de geotêxtil é aconselhada para este fim, assim como para manter o solo húmido. Estenda a lona de geo- têxtil a todo o comprimento da plantação e um pouco superior à largura sobre o solo trabalhado, adubado e nivelado. Depois, faça um corte em forma de cruz no local de cada exemplar e cave através dessa abertura. Por último, plante.

Ilustrações: Stock Photos

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar