Revista Jardins

Azálea bonsai e outras espécies exóticas

No mundo do bonsai, com a sua origem no outro lado do mundo, estamos habituados a trabalhar com espécies provenientes da Ásia, sobretudo China e Japão, tentando sempre que se adaptem ao nosso clima.

Floração abundante da espécie azálea.

Neste artigo encontrará encontrará também uma lista de espécies menos conhecidas mas muito apreciadas na cultura japonesa de bonsai e que devido a características particulares – fruto, flor, coloração outonal – fazem delas a escolha ideal para ter em qualquer coleção de bonsai.

Além desta lista, encontrará também uma lista de espécies, algumas mais comercializadas, e largamente divulgadas pelo cultivo de bonsai na China, mais tarde importadas para a Europa.

Muitas destas espécies estão presentes nos numerosos exemplares que formam a famosa exposição japonesa de bonsai, a maior e mais apreciada por toda a comunidade, a Kokufu Ten, que decorre todos os anos no início do ano no Japão, na cidade de Tóquio.

Nativa da América do Sul, a bouganvilea é largamente cultivada no nosso país e a sua fantástica floração faz dela uma opção a ter como espécie na coleção de qualquer bonsaísta

Espécies apreciadas pela cultura de Bonsai no Japão

A flor como característica principal:

Outras espécies: Bouganvilea, camelia, celtis Sinensis, lagerstroemia indica.

Coníferas:

Outras espécies: Teixo (taxus cuspidata), chamaecyparis obtusa, Juniperus procumbens.

Cor outonal:

Os frutos:

Outras espécies: Romanzeira anã (púnica granatum var. nana), callicarpa japónica, styrax.

Pinheiro branco japonês.

Espécies de Bonsai sub-tropicais e tropicais

Muito divulgadas pelo cultivo intensivo na China são as mais comuns nos centros de jardinagem e em viveiros, não propriamente especializados em bonsai.

São os denominados “bonsai de interior”, que por serem provenientes da Ásia não aguentam no exterior os nossos invernos, sobretudo a norte e centro de Portugal.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version