Plantas

A beleza do ananás

Mais conhecido por ser um alimento muito apreciado, é também uma planta ornamental muito bonita e resistente.

Ananás é uma palavra que toda a gente conhece uma vez que é consumido mundialmente como alimento. Este artigo dá a conhecer algumas das principais espécies de ananás como planta ornamental.

Origem do nome

Todas as inflorescências das várias espécies de ananás têm a forma característica de pinha, associada a um sabor doce (maçã – pomme/ apple), daí o nome que recebe nas principais línguas ocidentais: pomme de pin (francês); pineapple (inglês); piña (castelhano). Na verdade, o fruto é sempre comestível desde que o tamanho e o adequado estado de maturação o permitam.

Condições de cultivo e manutenção

Normalmente, as folhas são coriáceas longas e, em algumas espécies, são muito espinhosas. São plantas que preferem solos férteis e bem drenados, necessitam de locais com muita luz e humidade ambiente elevada. As folhas mais velhas, que fiquem na horizontal devem ser cortadas para beneficiar o crescimento da planta e a sua estética.

O ananás ornamental é muito utilizado em arranjos florais e constitui um excelente exemplo do exotismo associado à resistência. Estas são algumas das principais espécies de ananás ornamental disponíveis no mercado nacional: Ananas champaca; Ananas bracteatus; Ananas lucidus; Ananas nanus.

Fotografias: Jorge Frexial

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar