As cenouras são muito fáceis de cultivar quer na horta quer em vaso ou floreira, gostam de locais frescos e com alguma sombra e precisam de alguma profundidade para desenvolver raízes. Fazem um maciço muito bonito e a sua ramagem é muito decorativa. Se for em vaso, opte por variedades mais pequenas. Fique com a sua ficha de cultivo.
Nome científico: Daucus carota
Exposição solar: Meia sombra.
Solo: Arenoso, leve e com alguma profundidade.
Ciclo de vida: Anual
Sementeira: Março-maio (as cenouras só se reproduzem por semente logo não vai encontrar plantas à venda no mercado). Deve fazer a sementeira no local definitivo, quer seja um talhão da sua horta ou em floreira. Como as sementes da cenoura são muito pequenas, faça um sulco e distribua as sementes uniformemente tapando-as, no máximo 1 cm de substrato.
Densidade de plantação: 14/16 plantas/m².
Floreira: 30-40 cm (comprimento ou diâmetro). Coloque 8-10 plantas.
Colheita: Três meses após a sementeira, arranque apenas as cenouras de que vai necessitando, é muito fácil a colheita, basta puxar e a cenoura sai inteira.
Manutenção: Por vezes é atacada por uma pequena mosca. Para evitar que apareçam, espalhe café moído por cima após a sementeira ou plantação. Tenha cuidado de remover as infestantes todas, pois são sérias competidoras.
Necessidades de água: Deve manter o substrato sempre húmido.
Dica: Na horta os coelhos também são “convidados”, como dizem os Ingleses deve plantar-se a triplicar, uma parte para os pássaros (sementes), uma parte para os coelhos e uma parte para a cozinha.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.