Fernanda Botelho

Especialista em plantas medicinais e aromáticas.

Todos Os Artigos Por

Fernanda Botelho

  • Atualidade

    Diferentes formas de estar na agricultura

    Agricultura inclusiva, harmoniosa, equilibrada e equilibrante, onde os solos, as plantas, as pessoas e os animais são todos tidos em conta e tratados com todo o merecido respeito. Este é o…

  • Plantas

    Conheça a videira

    Poucas plantas evocarão tão bem as imagens do mediterrâneo como as videiras – longas tardes de verão passadas languidamente à sombra das latadas. A videira (Vitis vinifera L.) é uma planta…

  • Aromáticas e Medicinais

    Plantas medicinais no Algarve

    Criar novos espaços sem destruir, sobretudo árvores monumentais e úteis. Construir observando, incluindo, integrando de forma sustentável e equilibrada a paisagem local, é por aí o futuro da jardinagem. Enquanto viajo…

  • Aromáticas e Medicinais

    Conheça as margaridas do campo

    A margarida ou bonina (Bellis perennis) é uma planta muito comum da nossa flora mediterrânica mas cujas virtudes medicinais caíram um pouco no esquecimento. Os antigos gregos e romanos utilizavam-na e…

  • Atualidade

    Conhece a avoadinha?

    A avoadinha é uma planta de caráter invasor que foi importada da América do Norte em 1655 para a Europa para um jardim botânico francês. A partir daí, foi muito rápida…

  • Jardins Viagens

    Visita ao paraíso dos jardins

    Passei doze dias  a saltitar de jardim em jardim. Comecei por Holland Park que já não visitava há bastante tempo. É bom ver como os ingleses desfrutam dos seus espaços verdes…

  • Plantas

    Tempo de sementes e raízes

      O consumo de sementes e raízes é muito benéfico por serem alimentos muito nutritivos e completos. Eis alguns exemplos dos seus benefícios: As sementes dos coentros são muito redondas de…

  • Aromáticas e Medicinais

    Descubra a Erva-do-caril

    A erva-do-caril está muito associada aos aromas da nossa flora e cresce em terrenos secos, rochosos, áridos e estéreis, em arribas arenosas, por toda a costa mediterrânica. É uma erva ou…

  • Jardins

    Opinião: Primavera envenenada

    Mal termina o mês de fevereiro, começam a surgir cada vez mais cedo, em bermas de estradas e caminhos, as primeiras papoilas, solitárias. Resistentes e efémeras ou então em grupos de…