Quem é que nunca teve a surpresa inesperada e muito inconveniente destes roedores no seu jardim? Fique a conhecer as principais características desta praga e saiba como a combater com sucesso.
Praga
Ratazana Preta (R. Rattus), Ratoespigueiro (Micromys minutus), Ratazana-castanha (Rattus norvegicus), Rato do campo (Microtus agrestis), Ratinho do campo (Apodemus sylvaticus).
Características
São geralmente de cor cinzenta preta ou castanha.
Ciclo Biológico
A maioria dos roedores, reproduz-se intensamente na primavera e verão, gerando uma média de cinco crias/ninhada. A ratazana castanha tem uma gestação de 23 dias, tendo a fêmea 6-9 crias num ninho que constrói com ervas e folhas. As fêmeas podem iniciar uma nova gestação, imediatamente após o nascimento de uma ninhada.
Plantas mais sensíveis
Forragens, plantas da horta (ervilhas, feijões, batatas, pepino doce, etc.) e algumas fruteiras.
Danos/Sintomas
Todos os roedores são herbívoros por natureza, o que não quer dizer que algumas não comam insectos, coelhos, aves e até peixes. Os estragos nas plantas podem ser variados, desde sementes (especialmente de cereais) a frutos e legumes, nada escapa. Roem caules, comem frutos junto ao solo e fazem galerias superficiais, comendo raízes e tubérculos.
Combate biológico
Prevenção/aspetos agronómicos
Plantar algumas plantas aromáticas, repelentes, como a arruda, Loendro (Nerium oleander) e Figueira do Inferno (Datura stramonium); Proteger as árvores jovens com protectores de plástico; montar armadilhas nos locais mais atacados; Não colocar “mulch” junto das árvores e plantas.
Luta biológica
Estimular os predadores naturais como algumas aves de rapina (falcão, mocho, águia, etc.) e mamíferos carnívoros (gatos e outros felinos).
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.