Na horta pode cultivar uma variedade grande de abóboras, todas elas deliciosas e decorativas. Para o terraço, devemos escolher abóboras pequenas, pois há umas enormes que não se dão bem em floreiras.
Tenha esse facto em atenção e quando comprar informe-se do tamanho futuro da abóbora que está a adquirir, pois a floreira deve ser grande, visto que a planta precisa de algum espaço para crescer.
Basta um pé para o terraço todo, pois dá uma grande quantidade.
Ficha de cultivo
Nome científico: Cucurbita pepo
Exposição solar: Pleno sol
Solo: Precisa de pelo menos 30 cm de solo, para além dos 10 cm de camada drenante, mas gosta de terra fresca e rica em matéria orgânica ou húmus.
Ciclo de vida: Anual
Sementeira/plantação: Semear de março a maio, plantar no exterior apenas quando já não estiver frio, pois não gostam de temperaturas baixas (junho-agosto). Quanto mais calor, mais cedo pode semear.
Densidade de plantação: 1 a 2 plantas/m2
Floreira: 30-40 cm de comprimento ou diâmetro. Coloque apenas uma planta.
Colheita: Setembro-novembro (mais ou menos 2 meses após plantação ou 6 após sementeira).
Manutenção: Não necessita de grandes cuidados de manutenção.
Necessidade de água: Mantenha o solo sempre húmido, regue na base e evite molhar as folhas ou a abóbora por causa do oídio; a rega frequente durante o verão é necessária para assegurar a produção de frutos no outono. Pode recorrer a uma cobertura de solo (casca de pinheiro ou outra) para manter a humidade do solo.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.