Sendo uma planta anual, o tomate deve ser semeado em estufa ou em lugar abrigado e quente de fevereiro a abril. Deve depois ser transplantada, quando as plantas tiverem entre 10 e 15 cm de altura e quando não houver perigo de geadas. Adoram sol e terra fértil. A colheita deve ser feita à medida que os frutos vão ficando maduros e pode ir até ao fim do verão.
Existem tomateiros rasteiros e trepadores. Para os primeiros não são necessários muitos cuidados, apenas lhes ponho um pouco de mulching de palha, para que os frutos não toquem a terra e para manter a humidade do solo. Os trepadores, à medida que crescem, devem ir sendo amarrados a estruturas verticais de cordéis ou canas, podendo atingir grandes proporções. Devem-se remover os rebentos laterais que nascem entre as folhas e o caule principal. Assim vamos obter tomates de boas dimensões e de amadurecimento fácil. Plante alfaces e manjericão no meio dos seus tomateiros; além de serem ótimos amigos na terra, também o são no prato!
Dica
Quando chega o fim da época, se tiver frutos verdes na planta, use-os em algumas receitas de tomate verde. Ou, então, arranque a planta pela raiz e pendure-a de cabeça para baixo num local protegido do frio, para que o fruto termine de amadurecer. O tomate pode ser ácido ou doce dependendo da variedade e da maturação. O curioso é que o mais doce é o tomate maduro de cor verde, de seguida o amarelo e, por fim, o encarnado. No entanto, este último é o que dura mais tempo e sem duvida o mais bonito na cor!
Leia também: Tomate, a estrela desta estação
Ficha de cultivo: tomate-cereja
Licopersicum esculentum
O tomate é uma excelente opção para o terraço ou varanda. Deve colocar um tutor ou encostá-lo a uma parede ou muro para ele crescer direito.
Exposição solar – Sol pleno
Solo – Rico em matéria orgânica
Época de sementeira/ plantação – Sementeira a partir de março, plantação a partir de maio-junho.
Densidade de plantação – 4/5 plantas/m2
Floreira 30-40cm (comprimento ou diâmetro) coloque uma ou duas plantas no máximo.
Colheita – 2-5 meses após sementeira/plantação, colha os tomates um a um cortando pelo pedúnculo.
Manutenção – O tomateiro necessita para se desenvolver de ter espaço disponível e muita luz. Não o coloque muito perto de outras plantas (respeite uma distância de pelo menos 30 cm entre plantas. O tomateiro não gosta de frio, pode protege-lo com uma manta térmica nos dias e noites mais frios. Coloque um tutor nos tomateiros, para proteger a planta do peso provocado pelo peso dos frutos.
Necessidades em água – Gosta de ter o substrato sempre húmido, necessita de regas regulares principalmente no verão.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.