Manutenção Geral

Como escarificar o relvado

Tem um espaço com relvado mas está sempre cheio de musgo e com um aspeto pouco bonito e saudável? Garantidamente que depois de fazer esta tarefa que lhe explicamos de seguida, o seu relvado vai estar como novo e pronto este verão!

Como surge o musgo?

Ao longo do tempo o musgo e outras ervas invasoras podem instalar-se no relvado, tornando-se prejudicial à saúde do mesmo e esteticamente pouco agradável.

O musgo pode aparecer por várias razões: devido ao excesso de humidade; porque o relvado está sempre à sombra; devido ao PH baixo do solo ou mesmo porque o solo tem falta de nutrientes. Para limpar o musgo e deixá-lo com um aspeto bonito e saudável é preciso limpar. Para isso sugerimos-lhe os seguintes materiais que o ajudam a realizar esta tarefa rápida, eficazmente e com pouco esforço físico com a ajuda de um escarificador motorizado/elétrico:

  • Escarificador RLE 240
  • Ferramenta tira-musgo
  • Botas (biqueira de aço, sola intermédia e impermeáveis)
  • Extensão elétrica

Material de proteção

  • Luvas;
  • Botas;
  • Óculos;
  • Protetor de ouvidos.

Mas afinal, o que é ao certo a escarificação?

A escarificação é a limpeza dos caules, raízes, folhas e outros detritos que se acumulam como feltro/manta morta e que impedem que a água e os nutrientes cheguem às raízes. Se este feltro tiver uma espessura até 1,25 cm é benéfico. Acima disso já pode ser prejudicial pois dificulta a penetração da água e dos fertilizantes (que ficam retidos nessa manta morta), reduzindo a eficácia da atuação dos produtos fitofármacos que aplica no seu relvado. Se o seu relvado apresentar uma manta morta espessa (superior a 2 a 3 cm), que lhe confere uma consistência de tapete fofo ao caminhar sobre ela, então deve ser escarificada para que o excesso de manta morta seja retirado.

Assim, se aplicar produtos de tratamento sem o seu relvado ter escarificado o seu relvado primeiro, não irá obter qualquer resultado.

As duas épocas do ano ideais para executar esta tarefa são a primavera e o outono, porque permitem que o relvado recupere entre as estações.

O que é um escarificador?

O escarificador é uma máquina com um rolo com lâminas verticais que perfura o solo de forma uniforme. Tem como objetivo romper a camada superficial de feltro, deixando a relva respirar. Antes de escarificar deve sempre cortar a relva.

A escarificação deve ser feita de forma cruzada, para garantir que o relvado fica uniformemente perfurado. Com a escarificação, vão ser retirados restos de relva, musgos, restos de folhas e outros detritos.

A seguir a retirar outros infestantes e musgos, deve fazer-se uma passagem com a ferramenta tira-musgo ou tira-palha.

Não se esqueça de fertilizar, regar e se for necessário semear. Assim, depois de feita a escarificação, os fertilizantes e água vão penetrar com mais facilidade, as plantas vão enraizar e consequentemente, o relvado ficará mais saudável. Se for necessário pode repetir esta operação. Uma segunda passagem será necessária, na maior parte dos casos para obtermos uma altura de corte máxima de 2 a 2,5 cm de altura de folha.

As vantagens da são muitas, uma vez que a rega se torna mais eficiente e se diminui o risco de doenças no relvado.

Veja o vídeo para aprender a escarificar o relvado.

 

Powered by: Stihl

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar