Para 4 frascos de cerca de 225 ml
1h20 minutos
Ingredientes
• 900 g de pêssegos (peso dos pêssegos já descascados e sem caroço)
• 100 g de polpa de maracujá (cerca de oito maracujás)
• 650 g de açúcar
Preparação
Num tacho, coloque os pêssegos partidos em pequenos pedaços e acrescente a polpa de maracujá e o açúcar. (Atenção que ao fazer compotas nunca deve usar um tacho muito pequeno, pois a compota necessita de “espaço” para ferver sem correr risco de entornar).
Mexa bem todos os ingredientes, para começar a dissolver o açúcar na polpa da fruta e leve ao lume. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar lentamente (cerca de 1h, 1h30) até o doce estar no ponto. Isto significa que, colocando um pouco do doce num pires e passando com a ponta de uma colher ou do dedo, deve abrir-se uma “estrada” que não se une de imediato (atenção para não deixar a compota passar do ponto e ficar rija e caramelizar).
Coloque a compota de pêssego e maracujá ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados (de preferência também quentes) e tape de imediato. Vire-os de cabeça para baixo e deixe ficar cerca de 30 minutos para que criem um vácuo natural. Etiquete a gosto e guarde-os num local fresco e seco até utilizar.
Foto: Joana Roque
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.