Passo a Passo

Confetti natural para o carnaval

confetti natural

Uma forma divertida e sustentável de fazer com as crianças percebam como é fácil ser amigo do ambiente, mesmo no Carnaval.

Fevereiro é o mês do Carnaval! Para a criançada, é sinónimo de diversão e a oportunidade ideal para se mudar de aparência e surpreender os amigos em festas temáticas. Esta época é, no entanto, muito propícia a gastos desnecessários, com um consumo exagerado de novos disfarces e acessórios, incluindo muitas vezes produtos de confeção prejudicial para o ambiente. Neste artigo quero incentivar o despertar do lado criativo e sustentável das nossas crianças com a ideia de que brincar e reciclar ao mesmo tempo também pode ser divertido. Somos a geração responsável por educar os mais novos com uma consciência ambiental ativa e acredito cada vez mais que isso só é possível quando os envolvemos em ações com práticas que resultam em gestos, sentimentos e reflexões amigos do ambiente.

No Carnaval, podemos e devemos dar seguimento a esta empresa junto das nossas crianças, com a construção sustentável de um novo disfarce com base na reutilização de disfarces que já temos, reaproveitando roupas velhas ou estragadas, reciclando e reutilizando material que facilmente podemos encontrar em casa: cartão, caixotes, CD, tampas, rolos de papel, jornais e revistas, assim como objetos que aparentemente nada terão a ver com o Carnaval. Com muita vontade, algum engenho e criatividade, habilitam-se a ganhar o prémio de melhor disfarce deste ano!

Deixo-vos aqui uma atividade simples para desenvolver confetti com o que a Natureza nos dá. Com a vantagem de poderem ser lançados em qualquer parte sem o perigo de poluirmos o ambiente, por serem biodegradáveis! Confetti naturais no Carnaval, ninguém leva a mal! E o ambiente agradece.

 

Material necessário

Folhas de árvores caídas no chão (maior variedade de cores e texturas possível)

Furador clássico ou de figuras

Agrafador

Folha de papel (reutilizar jornal, revista, folha de rascunho, etc.)

 

Como fazer

 

Veja como fazer esta e outras atividades, passo a passo.

 

Pode ver esta e outras atividades na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou através do Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar