Jardim

Conheça melhor o seu Pitósporo

Pittosporum tobira é uma espécie com cheiro doce da família Pittosporaceae, conhecida por vários nomes comuns, incluindo louro australiano e pittosporum japonês.

É nativa do Japão, China e Coreia, mas é usada em todo o mundo como uma planta ornamental em paisagismo e como flor e folhagem de corte.

Arbusto perene que pode atingir 10 m de altura com 3 m de largura, pode tornar-se semelhante a uma árvore. Também pode ser aparado como uma sebe. As folhas têm formato oval com bordas que se curvam e medem até 10 cm de comprimento.

A inflorescência é composta por flores perfumadas que ocorrem nas extremidades dos ramos. Cada flor tem cinco pétalas brancas, cada uma com cerca de um centímetro de comprimento.

O fruto é uma cápsula lenhosa e peluda com cerca de 1 cm de largura, dividida em três válvulas. Dentro há sementes pretas envoltas numa camada de polpa resinosa.

Este arbusto é uma planta paisagística muito usada, tolerante à seca e bastante resistente. Muitos cultivares foram desenvolvidos, incluindo formas anãs e a popular ‘Variegata’, que tem folhas manchadas.

Clique aqui para comprar esta planta na Loja Online da Viplant.

É plantado para sebes, corredores vivos e em caixas de plantio interiores e exteriores. Os caules, folhas e frutos secos são usados ​​em arranjos florais.

As pragas comuns desta planta incluem vários pulgões, ácaros e cigarrinhas, a cochonilha do algodão (Icerya buyeri) e os nemátodos das galhas (Meloidogyne spp.). Também é vulnerável ao fungo patógeno vegetal Erythricium salmonicolor, que causa galhas e a doença letal conhecida como ferrugem rosa.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar