Atualidade

Cor em tempo de frio

Cada estação do ano tem as suas cores dominantes. A primavera despede-se com tons lilases e amarelos suaves; o verão é marcado pelo vermelho, branco, rosa, amarelo e azul; o outono acaba com ocres e violetas. E o inverno? Saiba tudo no artigo que se segue.

Folhas, bagas e flores

O inverno é prolongado e no jardim, embora pareça o contrário, dá para muito. Bonitas flores que caem depois de florescerem ou que permanecem cheias de neve; frutos em forma de baga; alimento para pássaros; flores que suportam estoicamente o frio.

Os meses frios também oferecem ao jardim diferentes tonalidades como o verde escuro dos rododendros (Rhododendron), os ramos avermelhados dos cornisos (Cornus alba) e os ramos dourados do Calamagrostis olygostachia. Mas as espécies mais ricas em cores invernais são os arbustos de bagas: as Skimmia, o espinho amarelo (Hippohae rhamnoides), o Berberis, o azevinho (Ilex aquifolium), entre muitas outras.

O jardim revela a sua estrutura quando no inverno os arbustos caducifólios começam a perder a folha, enquanto os persistentes têm interessantes tons que evocam o frio. Diante do fundo de Taxus, rododendros ou azevinhos, as cores de folhas, bagas ou flores manifestam-se nestes momentos com maior presença na primavera ou no verão.

Humidade nos dias sem geadas

Com plantas de folha persistente em vasos, jardineiras com espécies de flor invernal e ervas cobertas de geada, consegue um conjunto bastante atrativo. Entre as plantas que florescem no inverno, encontram-se Corylus avellana, Erica carnea, Hammamelis intermedia, Jasminum nudiflorum, Prunus cerasifera e Viburnum rhytidophyllum, quer para vasos no terraço como para o jardim.

Berberis de folhas e bagas púrpura. Ideal para cultivar de forma isolada e para sebes espetaculares.

Cuidado com os arbustos de bagas como o espinho amarelo; o berberis, o azevinho ou a rosa silvestre: crescem muito e por isso a varanda não é o melhor local. Plante em terra de jardim como exemplares solitários ou parte de um grupo de plantas.

As espécies de flores pequenas, como Erica carnea ou Helleborus niger e os de pouca altura com bagas, como Cotoneaster, Myrtus communis ou Gaulteria procumbens, devem ser colocados na parte dianteira do terraço. As plantas de inverno necessitam humidade nos dias sem geadas. Quando chega o gelo e não há neve, deve cobrir o solo com ramos secos ou palha para fazer frente ao frio.

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar