Decoração

Decoração de mesa: Inverno em casa

decoração de mesa

 

Nestes dias mais frios, nada melhor do que receber família e amigos no aconchego dos nossos lares e preparar uma mesa bonita.

 

Para inspiração para este artigo contei com a ajuda de uma amiga que mora do outro lado do Atlântico, a Mariana, que gentilmente me cedeu as fotografias lindas de um jantar que fez para um grupo de amigos, dos quais eu fiz parte. Fiquei encantada.

A ideia deste artigo é tentar reproduzir em nossas casas, com muita facilidade, esta mesa linda e todo o ambiente envolvente que a Mari, como gosta de ser chamada, e que é uma criativa de mão-cheia, fez com muita perfeição. Vamos lá comentar os detalhes.

 

 

Leia também:

Plantas penduradas

 

Elemento-chave

Primeiro, temos de pensar no elemento-chave para iniciarmos o processo. Neste caso, não foram somente as flores, como é costume nas mesas que adoro; foram também os citrinos, que achamos com facilidade nesta época. A cor alaranjada dos mesmos remete para frescura, e o perfume facilmente agrada a muita gente.

Escolhido o motivo, houve que elaborar possibilidades variadas de os evidenciar. A toalha da mesa principal foi coberta com de um pano de algodão pintado à mão com ajuda de carimbos com desenho de laranjas em cacho, o que deu muita vida à clássica toalha de renda que estava de baixo. No teto, da luminária, saíam laranjas penduradas que bucolicamente nos remetiam para os laranjais campestres, o que fez o ambiente ficar mais divertido.

 

 

Detalhes que fazem a diferença

Como a Mari gosta de cozinhar, ela elabora o seu próprio menu no computador e faz da papelaria criativa uma aliada da sua decoração. Se não dominamos a técnica, podemos fazer menus escritos à mão, como já mostrei em artigos anteriores. Os menus foram individualmente colocados em cada prato, com as cores emotivos de laranjas. Nada fica fora do tema. E os guardanapos? Também foram carimbados!

 

 

Reparem e bem que até as delícias elaboradas por ela seguem os mesmos tons. Uma massa em tons de verde e alaranjado foi servida com perfeição. O bolo da sobremesa também seguiu a mesma paleta de cores, e foi decorado com kumquats, uma espécie de laranja pequenina. E os copos, com bebidas criativas? Cada um levou uma laranja desidratada presa na borda por um pequeno prendedor! Um arraso!

As flores não foram, no entanto, as maiores protagonistas. O verde de folhagens variadas é que sobressaiu no arranjo principal. E o toque da orquídea amarela escolhida para enfeitar o arranjo foi acertado. Quanta criatividade e cuidado em receber! Velas espalhadas pela mesa, e até um painel pintado à mão com laranjas e tangerinas, ao lado do aparador com a comida, complementaram o cenário perfeito. Parecia um filme de tão bonito que estava. Vamos fazer parecido?

 

 

A Mari já trabalha há muito tempo com eventos, tem a marca dela, a Sensorial, mas os nossos leitores podem muito bem ir com alguma ousadia, deixar que a imaginação floresça e cresça, transformando em afeto e cuidado uma refeição em família ou com amigos. Vamos lá experimentar o que somos ca-azes de fazer?

 

Leia também:

Decorar com dálias

 

Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar