Gostava de poder relaxar sem ter que se preocupar com o relvado? Agora, já é possível. A VIKING, marca do grupo STIHL, dedicado a máquinas e ferramentas de jardinagem, oferece uma solução: o iMow, um robô corta-relva autónomo. É isso mesmo: ele corta a relva por si – sozinho. E ainda faz mulching para adubar o relvado. Além disso, funciona a bateria, não emitindo gases contaminantes nem fazendo barulho.
Veja o iMow em ação neste vídeo.
Como funciona?
Instalação
O iMow permite-lhe que relaxe no seu jardim sem ter que pensar na relva. Mas, antes de desfrutar dele, é necessário que seja instalado por um distribuidor oficial da STIHL. Este terá que ver o seu jardim primeiro para tomar nota da área, das inclinações, dos obstáculos, etc. para lhe indicar o equipamento indicado. Existem modelos de iMow adaptados a vários tipos de áreas, podendo ir até jardins de 4000 m2. No momento de instalação, é colocado um cabo perimetral para limitar a zona em que o iMow vai operar. Este cabo vai estar ligado à estação de carregamento da bateria. Clique aqui para saber mais sobre a instalação do iMow.
Cortar a relva
O iMow corta a relva de forma aleatória, calculada segundo um algoritmo matemático. Assim, o seu relvado fica uniforme e em perfeito estado. Pode selecionar diferentes alturas de corte da relva, que podem ir dos 20mm aos 60mm.
O iMow deve ser programado, mas este processo é simples e rápido. Pode escolher o intervalo de tempo em que quer que trabalhe e ele cumpre o trabalho nesse período. Se quiser conduzi-lo e cortar a relva manualmente, também pode fazê-lo através da consola de comando.
O iMow poderá trabalhar durante duas horas e meia sem parar. Tem sensores de chuva e, se quiser, pode programá-lo para que não saia quando chove, pois não é muito conveniente para a relva.
Tome nota: não deixe crianças e animais sozinhos perto do iMow quando este está a trabalhar.
Fertilização do relvado
O iMow é um corta-relva que faz mulching: tritura a erva em pequenas partículas e devolve-as ao terreno. Este adubo ecológico favorece o crescimento saudável e a beleza do relvado. Com o iMow, pode-se prescindir totalmente dos fertilizantes artificiais.
Manutenção
A manutenção deste robô corta-relvas é muito fácil. Apenas precisa que faça uma limpeza ocasional e que garanta a revisão e atualização do software periodicamente (os tempos de revisão variam consoante o tamanho do jardim).
A lâmina de corte tem uma vida útil de 200 horas de corte, o que num jardim médio significará uma mudança anual. Mas até neste ponto o iMow o ajuda indicando no seu visor quando necessitará desta mudança.
Bateria
O iMow não funciona a combustível; utiliza bateria, uma forma de energia mais amiga do ambiente. Com uma só carga, o iMow corta grandes superficies de relvado com pouco ruído e sem emissão de gases contaminantes. Na estação de carga a bateria, o iMow volta a recarregar-se, de forma autónoma, até à próxima utilização.
Vantagens do iMow
- Precisa apenas de gastar 5 ou 10 minutos por semana para ver se está tudo a funcionar bem.
- A relva é cortada de forma uniforme e sem marcas da passagem das rodas uma vez que o iMow está programado para fazer percursos aleatórios.
- Existem versões com GPS que lhe permite saber onde está o iMow e geri-lo através de uma app no smartphone ou no tablet.
- A relva fica mais saudável e revigorada, uma vez que os cortes são pequenos e progressivos.
- É muito
- Quando chove e o iMow está programado para não sair, ele compensa esse tempo de inatividade noutro dia com trabalho extra.
- Gere os carregamentos de bateria: Tem 4 tipos formas de carregar a bateria respeitando os tempos de actividade e garantindo sempre a máxima vida útil da bateria.
- Tem um sensor de impacto: ao embater num obstáculo inverte a marcha e desvia-se do mesmo.
- Corta até 45% de inclinação.
- Tem duas velocidades que variam consoante a proximidade ao cabo perimetral.
Curioso? Explore os diferentes modelos do iMow no site da STIHL.
Fotos: STIHL/VIKING
Powered by STIHL
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.