Vídeos

Relvados: Como ter um relvado sempre bonito

Na primavera e no verão existem determinadas tarefas que deve fazer para manter o seu relvado bonito e saudável: escarificar, ressemear, adubar, cortar e verificar se tem infestantes, pragas ou doenças. Após avaliar o estado da relva, faça uma manutenção adequada e siga os nossos conselhos. Terá um jardim impecável!

 

Veja todos os vídeos aqui.

 

Manutenção de primavera

Passo 1 . Verificar as condições atuais do relvado para planear as operações de manutenção necessárias;

Passo 2. Escarificação que são, basicamente, cortes verticais que permitem, por um lado, eliminar a manta morta e, por outro, onde podemos ressemear. Deve escarificar na primavera e no outono, adubar logo após a escarificação e, por fim, regar.

Passo 3. Adubação através da aplique um adubo de libertação controlada, nas horas mais frescas do dia. Como a relva para de crescer no pico do verão, não é necessário adubar em agosto. Deve cumprir as dosagens e a periodicidade indicada no rótulo do produto. Regue sempre depois de adubar!

Passo 4. Corte uma vez por semana, numa altura até 1/3 da folha, com recurso a um corta-relva que tenha as lâminas afiadas. Deve manter o relvado a uma altura mínima de 4 ou 5 cm.

Passo 5. Rega diária de 4mm água/m2, em temperaturas até aos 24°C, e de 6mm água/m2 em temperaturas superiores aos 26°C.

Passo 6. Verificar a existência de pragas. As pragas mais comuns são as larvas dos escaravelhos e as lagartas de borboletas Noctuideas. Para perceber se tem alguma das duas, faça um teste: se tem manchas no relvado, puxe-o. Se a relva se soltar, tem larva de escaravelho. Se não soltar, regue com água misturada com sabão da loiça. Caso existam lagartas, elas começam a aparecer à superfície. Nesse caso, chame um especialista.

Passo 6. Verificar a existência de doenças. Quando existam manchas em anel ou circulares, não é provável que seja devido à ação de um animal e, por isso, deve chamar um especialista.

 

Veja também:

ESPECIAL Hortas: Manutenção da horta

 

Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar