Plantas Ornamentais

Descubra as bromélias Aechmea

As Aechmeas são uma espécie de bromélia que engloba cerca de 150 variedades, todas oriundas da América do Sul. Na sua maioria, são terrestres, mas existem algumas variedades epífitas (vivem sobre árvores ou rochas).

Estas plantas possuem folhas coriáceas, por vezes marginadas por pequenos espinhos, que se dispõem em roseta, acumulando água no interior.

Desse fulcro da planta emerge a haste floral, erecta, em forma de lança, constituída pelas brácteas, geralmente de coloração intensa, vibrante e de grande duração, no interior da qual vão abrindo as flores, pequenas, frágeis, que permanecem abertas apenas dois ou três dias.

São geralmente plantas que não toleram temperaturas abaixo dos 5 graus centígrados. Apreciam muita luz, eventualmente exposição ao Sol direto (excepto nos meses de verão). A água da urna central deve ser mudada ou renovada periodicamente.

Cada planta floresce uma única vez e morre, produzindo dois ou mais rebentos que podem ser deixados em conjunto, uma vez cortada a planta inicial, formando decorativos tufos, ou transplantados para outros vasos, com terra leve e bem drenada.

No clima de Portugal continental, se mantidos em boas condições, em regra irão florir passados dois anos da transplantação. E o ciclo recomeça…As variedades que mais encontramos nosso comércio são:

  • A. fasciata (com ou sem espinhos)
  • A. mohican
  • A. calyculata

Fotos: Jorge Freixial

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar