Num movimento de volta às tradições, há cada vez mais pessoas a optar por árvores de natal naturais. Uma das maiores diferenças é o aroma que liberta e que nos envolve numa atmosfera natalícia única.
A empresa Mynatal.pt é uma nova plataforma que entrega árvore de natal naturais, em todo o País, as “verdadeiras”.
Na MyNatal, empresa Portuguesa especializada em venda de árvore de natal naturais, encontrará árvores de natal naturais, das espécies Abies nordmanniana e Picea. Só tem que ir ao site, escolher a árvore que mais gostar e selecionar a data de entrega. Eles irão entregar à sua casa gratuitamente (válido em Portugal continental).
Como escolher a árvore
O mercado disponibiliza diversas espécies, podendo ser comercializadas com ou sem raiz. Deve escolher um exemplar que tenha grande densidade de ramagem, com uma estrutura equilibrada e em bom estado fitossanitário, cuja dimensão seja adequada à sua casa. Sacudir o exemplar ajuda a perceber se este está saudável ou não – se as folhas se soltarem facilmente, significa que o pinheiro não está “fresco”. Verifique também se as folhas não estão com uma coloração baça, devem estar sempre brilhantes.
As espécies mais comuns são a Abies nordmanniana, a Picea pungens e a Picea abies.
Porquê optar para uma árvore natural e não artificial:
Sustentabilidade: As árvores de Natal naturais são cultivadas em viveiros específicos, onde são plantadas e colhidas de forma sustentável. Muitas vezes, a remoção de árvores de Natal estimula o plantio de novas árvores, contribuindo para a manutenção de florestas saudáveis.
Biodegradabilidade: As árvores de Natal naturais são biodegradáveis, o que significa que podem ser facilmente compostadas ou recicladas, reduzindo seu impacto ambiental após a temporada de festas.
Experiência sensorial: As árvores naturais emitem um aroma fresco e agradável que muitas pessoas associam com as festas de Natal. Elas também têm uma aparência única, com irregularidades naturais que podem adicionar charme à decoração.
Apoio à economia local: Comprar uma árvore de Natal natural de um produtor local ajuda a apoiar a economia local e as comunidades rurais.
Como cuidar
1. No caso das árvores sem raiz, ou seja, aquelas que têm o tronco cortado, quando chegar a casa deve serrar cerca de 2cm da base e mergulhá-la em água durante algumas horas para que esta absorva mais água e se mantenha bonita durante mais tempo. Garanta que mantém a base reta para que a árvore se mantenha direita.
2. Coloque a sua árvore num sítio seco, com exposição solar indireta e longe de fontes de calor como, por exemplo, a lareira ou os aquecedores. Escolha um local que não condicione a circulação das pessoas, afastado das portas e próximo de uma ficha elétrica para poder ligar as luzes.
3. Nas árvores sem raiz, mantenha o pé do tronco molhado num balde com areia.
4. Nas árvores com raiz, mantenha a planta num vaso e regue regularmente.
5. Antes de colocar as decorações, borrife as ramagens com água à temperatura ambiente.
6. Evite decorar com neve artificial pois seca a folhagem.
Como reaproveitar
Quando o Natal terminar, pode aproveitar a sua árvore de Natal natural com raiz para plantar no jardim, num local soalheiro, mas não muito quente, tendo o cuidado de fertilizar regularmente. Neste caso, é ainda mais importante cuidar bem da árvore enquanto esta estiver dentro de casa para que sobreviva durante toda a época – estar exposta a luz solar, ser regada regularmente e estar distante de fontes de calor.
Quanto às árvores com o tronco cortado, pode entregá-la na Câmara Municipal, se esta recolher resíduos verdes, para que seja aproveitada para estilha (usada em materiais de construção), mulch ou para biomassa.
Sponsored by MyNatal.