Plantas Ornamentais

Dicas para obter a cor que deseja nas suas hortênsias

 

Sabia que existem mais de 70 espécies de hortênsias no Mundo? O seu nome hydrangea deriva do grego hidra (água) + gea (terra) e existe há mais de 40 milhões de anos na Terra.

Originárias do Japão e da China, florescem com cores entre o azul, o cor-de-rosa, o malva, o branco ou o encarnado.

As hortênsias são únicas e ficam bem no jardim, na varanda ou no terraço desde que sejam colocadas numa zona de meia sombra, pois não aguentam muito calor e são muito sensíveis à falta de água.

São uma planta arbustiva de folha caduca que necessita de ser podada todos os anos no inverno a seguir à floração para que floresça em condições na primavera seguinte. Tenha atenção para apenas podar os ramos que deram flor, cortando acima do segundo nó do ramo. Assim, no próximo ano, este nó estará pronto para dar flor.

Se estiverem totalmente à sombra podem não florir em condições.

No entanto, não toleram o sol direto nas horas mais quentes do dia, preferem o sol da manhã. É importante que as flores ficarem resguardadas do sol para não se queimarem.

As hortênsias são sempre uma boa solução para colocar numa zona de destaque, pois com a sua floração exuberante ninguém lhes fica indiferente, pela forma, dimensão e cor das flores. Pode optar por colocar de uma só cor, ou misturar várias cores. De seguida damos-lhe algumas dicas e segredos de manutenção para que as suas flores permaneçam bonitas e tragam cor ao seu espaço!

Leia também: Hortênsias: plantas amigas do aparelho urinário

A não esquecer:

  1. São plantas acidófilas, por isso necessitam de solos ou substrato ácido para se desenvolverem em boas condições.
  2. Evite que a rega se faça por aspersão, porque o calcário fica depositado nas suas folhas, tornando-as esbranquiçadas.
  3. Aposte num substrato ácido e rico em matéria orgânica. Como a maioria dos solos em Portugal têm um pH mais alcalino, quando plantar hortênsias deve juntar sempre, na cova de plantação, substrato especial para hortênsias.
  4. Quando as plantar no jardim não se esqueça de fazer uma boa cova de plantação e deixar 40 a 50 cm de distância entre cada planta.
  5. Para que a floração se prolongue vá retirando as flores secas, tenha o cuidado de as cortar com uma tesoura de poda bem afiada e desinfetada para garantir a boa saúde da planta.
  6. Se plantar em vaso deve fazer uma boa drenagem do mesmo, com a colocação de uma camada de argila expandida no fundo.
  7. Deve fertilizá-las pelo menos duas a três vezes por ano durante a primavera e no verão, com adubo para plantas acidófilas.
  8. Pode preparar o terreno com um fresa de lavoura a bateria para preparar o terreno onde plantar as suas hortênsias.

Dicas para obter a cor que deseja nas suas hortênsias

Há sempre um grande mistério à volta das hortênsias azuis, muitas vezes as pessoas compram as hortênsias de cor azul e ao fim de algum tempo elas passam a cor-de-rosa.

Para que elas fiquem azuis necessitam que o substrato seja ácido, por isso ou está sempre a repor o substrato ácido ou compra um fertilizante azulador, que fornece aquilo que é preciso para que as hortênsias estejam sempre azuis.

Em vaso ou floreira é mais fácil controlar-se o pH do que no jardim. Se o seu terreno não tem pH ácido é mais complicado querer ter as hortênsias azuis, terá de fertilizar mensalmente com o adubo para plantas acidófilas. O pH do solo é bastante importante uma vez que influencia diretamente a cor das flores. Se tiver a sua planta num solo ácido, obterá flores azuis; se o solo for alcalino, originará uma flor rosa.

Veja o vídeo para aprender a cultivar estas flores maravilhosas!

Powered by: STIHL

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar