É uma planta anual que gosta de muita água, ideal para cultivar em locais frios e chuvosos.
27 Kcal/ 100 g, ricos em vitaminas A, B2, B6, C, E K e magnésio, ferro, cálcio, potássio.
O espinafre (Spinacea oleracea) é uma planta pertencente à família das Quenopodiáceas, onde se inclui também a beterraba e a acelga. É uma erva rasteira, originária da região da Ásia.
Os espinafres são cultivados pelas suas folhas, que são muito apreciadas e comercializadas. É uma planta anual, que cresce até 30 cm de altura e que gosta de muita água, ideal para se cultivar em locais frios e chuvosos. É um legume com elevado valor nutricional, apresentando baixo valor calórico ao mesmo tempo que apresenta elevado teor mineral e vitamínico. É rico em vitaminas A, B2, B6, C, E K e folatos, e é rico em minerais como o magnésio, o ferro, o cálcio, o potássio e o fósforo. Além disso, é uma fonte considerável de fibras.
Esta planta, por ser rica em antioxidantes, ajuda a manter a saúde dos olhos, por ser rica em ferro, ajuda a prevenir a anemia, ajuda a controlar a pressão arterial e protege contra doenças cardiovasculares, entre outras. Devido à acumulação de oxalatos, deve ser evitada por pessoas que sofram de cálculos renais, gota, artrite e reumatismo.
Ficha técnica
Altura: 30 cm.
Época de plantação/sementeira: Tem duas épocas principais de sementeira: de fevereiro a abril e de junho a setembro, mas é possível semear durante todo ano, desde que se escolha a variedade mais indicada para a época.
Local de cultivo aconselhado: : Dá-se bem em qualquer local, até mesmo zonas com mais sombra no verão, desde que o solo seja muito fértil e rico em azoto, por isso, cultive-o num local onde tiver incorporado muito composto ou estrume bem curtido.
Manutenção: Necessita de regas frequentes, de forma a manter o teor de água no solo, especialmente durante o verão. Se o espinafre passar sede, pode conduzir ao espigamento. A aplicação de uma cobertura no solo (palha, folhas ou ervas secas…) torna-se bastante vantajosa no período de verão, uma vez que protege o solo da dessecação, mantendo a humidade constante.
Condições ótimas de cultivo
O espinafre dá-se bem em qualquer local, até mesmo em zonas com mais sombra no verão, desde que o solo seja muito fértil e rico em azoto, por isso, cultive-o num local onde tiver incorporado muito composto ou estrume bem curtido.
O solo deve ter um pH entre 6,5 e 8, com boa capacidade de drenagem aliada a uma elevada capacidade de retenção de água. É uma planta que não tolera solos ácidos, manifestando-se através do avermelhamento dos pecíolos. Nestas situações é recomendado fazer-se uma correção com calcário, antes da cultura.
Por ser uma planta de clima fresco, não suporta o calor excessivo.
Sementeira e/ou plantação
O espinafre tem duas épocas principais de sementeira: De fevereiro a abril e de junho a setembro, mas é possível semear durante todo ano, desde que se escolha a variedade mais indicada para a época.
Adicionar ao solo um composto bem maduro ou cultivar o espinafre após uma cultura de leguminosas (ervilha, fava, feijão, entre outras). Como o espinafre não tolera o encharcamento, o terreno deve ser preparado em camalhões, espaçado a cerca de 30 cm entre linhas. A sementeira é direta, a lanço, com as sementes a 2 cm de profundidade, fazendo posteriormente a monda, de forma a obter uma distância entre plantas de 7 a 15 cm.
Nas sementeiras de fim do verão, outono e inverno (p. ex., variedades ‘Gigante de Inverno’, ‘Viroflay’), é preferível escolher um local soalheiro. Pelo contrário, nas sementeiras de primavera e início do verão (p. ex. variedade ‘Viking’), deve preferir-se um local à sombra.
Rotações e consociações favoráveis
Precedentes culturais a evitar: Beterraba, acelga.
Consociações favoráveis: Aipo, alfaces, batata, cenoura, couves, feijão, morango, nabo, rabanete, tomate.
Cuidados culturais
Deve-se evitar cultivar os espinafres no período mais quente e seco, geralmente durante o verão. No entanto, nestas condições pode-se optar por fazer o cultivo em locais mais sombrios. O intervalo ideal de temperatura está compreendido entre os 13 °C e os 20 °C, podendo tolerar temperaturas mínimas até 5 °C. É uma planta exigente em água, mas que não tolera encharcamento. Como é uma planta que tem raízes superficiais, necessita de regas frequentes, de forma a manter o teor de água no solo, especialmente durante o verão. Se o espinafre passar sede, pode conduzir aos espigamento. A aplicação de uma cobertura no solo (palha, folhas ou ervas secas…) torna-se bastante vantajosa no período de verão, uma vez que protege o solo da dessecação, mantendo a humidade constante, e impede o desenvolvimento de infestantes.
O míldio pode ser o maior problema nesta cultura. Para evitar isso, deve-se dar o maior espaço possível à planta, para permitir a circulação do ar.
Colheita e conservação
Pode-se iniciar a colheita das folhas externas ao fim de oito semanas após a sementeira. Quando colher, evitar rasgar a planta, optando sempre por fazer a colheita com recurso a uma faca ou tesoura. Numa fase inicial, limite-se a colher apenas algumas folhas, até a planta desenvolver por completo. No caso de pretender utilizar esta planta para salada, a colheita pode ser iniciada mais cedo.
As folhas de espinafre podem ser congeladas, no entanto, recomenda-se que seja utilizado o mais rapidamente possível.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.