Inspirações

Inspiração: decore a casa com suculentas

É apaixonado por plantas mas não tem tempo para cuidar delas? As suculentas são a solução ideal para si!

Estas plantas armazenam água na raiz, no talo ou nas folhas como reservatório quando a terra onde estão plantadas está seca. Para além disso, necessitam de pouco espaço e de pouco substrato. Deve apenas mudar o vaso de 3 em 3 anos quando a planta apresentar dificuldades de crescimento.

Tenha apenas atenção a duas regras: deve fazer a adubação com adubo próprio para catos ou suculentas uma vez por mês nos meses de primavera e verão; precisam sempre de muitas horas de luz e algumas delas necessitam de várias horas de sol direto por dia.

São uma excelente opção de decoração, porque são resistentes, ficam bem dentro e fora de casa e aguentam-se vários anos.

De seguida, apresentamos-lhe várias ideias de decoração com estas plantas.

1. Que tal receber os seus convidados com um pequeno jardim de suculentas?

Nós explicamos: na garagem ou mesmo na sua zona de entrada interior (hall) ou exterior coloque vasos grandes e pequenos com suculentas de vários formatos.

Aprenda com o TUTORIAL: MINI JARDIM DE SUCULENTAS

2. Crie o seu próprio jardim de inverno.

Aposte em vários formatos e padrões de vasos em cerâmica e brinque com as diferentes combinações. Faça o mesmo com as plantas. Misture suculentas com plantas de outros tipos e construa um pequeno canto no seu jardim ou numa área fechada da casa. Experimente usar plantas aromáticas mediterrânicas como as alfazemas para fazerem companhia às suas suculentas.

Aprenda com o VÍDEO: COMO FAZER UM JARDIM DE SUCULENTAS E CATOS

Foto: Shutterstock

 

3. As suculentas não têm que ficar só em vasos.

Arranje uma caixa retangular rasa, coloque as plantas e cubra com uma tela de proteção para que elas fiquem presas e encaixadas. Termine a decoração colocando uma bonita moldura. Depois só tem que ir retirando a “moldura” quando precisar de fazer a manutenção. Pode colocar esta peça em qualquer espaço da casa (porque não na cozinha?) desde que as plantas apanhem algum sol. Não se esqueça de deixar na horizontal o tempo necessário para as plantas enraizarem antes de colocar a peça na vertical.

Experimente também este PASSO A PASSO: SUCULENTAS EM FORMA DE LETRA

Foto: Shutterstock

 

4. Crie uma pequena estante de suculentas.

Reutilize uma palete, trate-a e pinte-a usando cores alegres ou neutras. Depois coloque as suculentas de diferentes tipos em vasos. Aprenda como fazer com este vídeo da Jardins.

Foto: Iara Venanzi/Editora Globo

 COMO PINTAR A SUA FLOREIRA COM TINTA ARDÓSIA

5. As latas antigas não têm que ir para o lixo.

Ou mesmo as novas. Reutilize as latas que tem em casa e faça um conjunto de suculentas original, para si ou para oferecer! Ensinamos-lhe como: aqui.

 Veja COMO PLANTAR CATOS E SUCULENTAS EM LATAS VINTAGE

Foto: Revista Jardins

 

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar