DIY

Vídeo: Como plantar Catos e Suculentas em Latas Vintage

A reciclagem a sustentabilidade e a utilização de objetos vintage estão na ordem do dia, por isso propomos uma atividade que reúne estas três premissas. Vamos reutilizar latas várias para plantar catos e suculentas, plantas que necessitam de pouca rega e manutenção. Como resultado temos uma decoração vintage para o terraço, varanda, janela ou qualquer divisão da casa.

As plantas suculentas são plantas  em que a raiz, o caule ou as folhas engordam para permitir o armazenamento de água em quantidades maiores que o normal. Esta adaptação permite-lhes manter reservas de água durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos. Por esta razão necessitam de muito poucos cuidados de manutenção. São plantas muito bonitas, com folhas e caules de tonalidades muito originais.

Dentro do grupo das suculentas há um grupo especial os catos (da família das cactáceas) que são plantas que provêm de regiões desérticas com extrema secura. Vivem praticamente sem água nenhuma, aguentam amplitudes térmicas de -20 a + 50 ºC.

Um cato não sobrevive ao excesso de água pois está preparado para absorver toda a água que houver disponível e não consegue libertar o excesso (não evapotranspira) acabando por morrer. São plantas que precisam de muito poucos ou nenhuns cuidados de manutenção. Normalmente os catos têm picos e são mais agressivos.

Vamos fazer um pequeno jardim de catos e suculentas em latas variadas! É preciso fazer uma boa drenagem, ou ter muito cuidado com a rega. Não se esqueça de usar um substrato especifico para catos e suculentas, pois são plantas com exigências especiais em termos de textura, composição e fertilização do solo.

Material necessário:

  1. Latas diversas de chá, bebidas, bolachas, etc;
  2. Substrato Nutrofertil Cactos e Suculentas;
  3. Argila expandida;
  4. Casca de pinheiro;
  5. Pedra decorativa branca ou preta;
  6. Catos e suculentas várias.

Como fazer:

  • Passo 1: Furar  as latas;
  • Passo 2: Colocar uma camada de argila expandida no fundo;
  • Passo 3: Colocar geotêxtil;
  • Passo 4: Colocar substrato para catos e suculentas;
  • Passo 5: Plantar uma ou mais plantas em cada lata;
  • Passo 6: Opcionalmente pode colocar uma camada de casca de pinheiro ou de pedras ornamentais em cima.

 Leia também – Passo a passo: coração de plantas suculentas

Cuidados básicos as ter com as suas suculentas:

– Necessitam de 6 horas de preferência de sol direto por dia (também podem ser de luz mas na maior parte dos casos é melhor sol direto). Ficam sempre mais bonitas com sol direto

– Deve adubá-las na primavera  mensalmente com um adubo específico.

– No verão deve fazer uma rega semanal e no inverno de 15 em 15 dias

– Deverá ser feita uma mudança de vaso de 3 em 3 anos se a planta começar a dar indícios de dificuldade de crescimento.

[Clique nas palavras a verde para ler mais artigos.]

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar