Plantas Ornamentais

Jacinto: Guia de cuidados

O jacinto (Hyacinthus orientalis) é uma planta originária da bacia do Mediterrâneo (do Norte de África, à Grécia, Ásia Menor e Síria) que floresce em meados da primavera.

Cuidados

Durante o inverno não regue os bolbos. A terra deve estar fresca mas não excessivamente húmida. Quando florescem, regue apenas uma vez por semana mas evite molhar as flores. Se pretender plantar o mesmo bolbo no ano seguinte, retire-o do solo durante o verão e guarde-o embrulhado em papel em local fresco e seco.

Tenha atenção, no entanto, que os jacintos gostam de climas frios, logo nas regiões Centro e Sul de Portugal é muito difícil que o mesmo bolbo volte a florir segunda vez. No Norte, pelo contrário, é possível retirar o bolbo do solo, cortar as pontas e guardar em local seco, fresco e arejado até ao outono seguinte.

Seleção: Isolados ou em grupos, deve sempre escolher bolbos saudáveis
Localização: Os jacintos ficam bem à frente dos maciços de bolbosas ou em casa

Propagação

Os bolbos de qualidade produzem “filhos” junto à base dos bolbos mais velhos, que se separam no fim do verão, enquanto a planta ainda não está ativa. Se pretender estimular o nascimento destes bolbos mais pequenos, faça uma incisão em forma de cruz no bolbo mais velho, antes de o guardar para o repouso anual. No entanto, estes bolbos mais pequenos só produzem flores após dois ou três anos.

Forçar bolbos

Trata-se de um método que permite obter flores mais depressa, embora enfraqueça a planta de tal forma que não voltará a florir.

Coloque o bolbo dentro de uma jarra com água de forma a que o bolbo assente na base e toque na água sem contudo ficar muito mergulhado. Durante cerca de oito a 10 semanas mantenha a jarra coberta com um papel pardo num armário escuro e não muito quente. Semanalmente, retire o cartuxo e junte água morna até repor a que entretanto evaporou. Quando os rebentos das folhas tiverem cerca de cinco centímetros, retire a cobertura de papel e coloque a jarra no parapeito de uma janela. Nesta fase, deve continuar a acrescentar água morna. Em pouco tempo, o bolbo irá florescer.

Como alternativa, pode plantar quatro ou cinco bolbos num vaso largo com 12 centímetros de profundidade. Não enterre totalmente os bolbos. Tape com papel e coloque no frigorífico a uma temperatura não superior a 9º C durante 10 a 12 semanas, até a planta formar uma boa rede de raízes. Assim que a temperatura exterior aumente, leve os vasos para um local fresco e escuro, até se formar um rebento forte de onde sairão as folhas. Quando este alcançar 5 centímetros coloque a jarra no parapeito de uma janela. Pode plantar os bolbos no jardim, mas a floração demora alguns anos.

Foto: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar