Decoração Jardins

Jardim sempre florido

Conheça algumas plantas com florações longas e exuberantes e que necessitam de poucos cuidados de manutenção.

A primavera chegou e com ela a vontade de ter um jardim sempre florido e colorido, mas muitas vezes as plantas com flores exigem alguns cuidados extra de manutenção, principalmente se forem plantas anuais. Seleccionei algumas plantas que são garantia de uma floração exuberante e que são pouco exigentes em cuidados de manutenção, uma vez que são plantas perenes (cujo ciclo de vida é igual ou superior a três anos).

Ameixa-de-natal

Para tal deve ter o cuidado de as plantar nas condições ideais para o seu desenvolvimento, tendo em atenção a exposição solar, o pH do solo e as disponibilidades de água, pois estes  são alguns dos fatores limitantes para o sucesso no desenvolvimento das suas plantas. Todas as plantas selecionadas conseguem desenvolver-se em boas condições ao longo de todo o país e podem ser cultivadas em vaso desde que estes estejam bem drenados, com uma boa camada de argila, para garantir que as plantas não sofrem de asfixia radicular. •

Ameixa-de-natal Carissa Macrocarpa

Um arbusto de folha persistente resistente com folhas brilhantes verde-escuro, flores brancas aromáticas e fruto encarnado comestível que aparece no inverno, na época do natal. Gosta de solos arenosos, alcalinos e seco, zonas com sol ou meia sombra. Resiste à secura e à salinidade, boa opção para jardins perto do mar. Cresce até 1-2 m e faz uma bonita sebe.

Lilás-da-califórnia

Lilás-da-califórnia Ceanothus thyrsiflorus “Repens” 

Arbusto de folha persistente, floração azul exuberante na primavera e no verão. Gosta de sol mas tolera a meia sombra, não é exigente em termos de solos desde que sejam bem drenados. Aguenta ar do mar e salinidade no solo. Necessita de regas quando está calor. Poda anual a seguir à floração. Crescimento rápido, atinge 30-40 cm de altura e faz verdadeiros tapetes azuis.

Sardinheiras Pelargonium Sp

Gostam de sol, pouco exigentes em solo (necessitam boa drenagem e matéria orgânica). Resistentes à secura, a pragas e doenças. Durante o período de floração remover flores secas para estimular novas florações. As variedades mais utilizadas são: Pelargonium zonale, porte ereto, flores abundantes, Pelargonium peltatum, ramos pendentes, muita floração, ideal para floreiras, Pelargo nium graveolens, aroma a limão que afasta os mosquitos.

 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar