Ornamentais

“Junho floreiro, paraíso verdadeiro”

aromas

Flor de tília

 

A primavera está a chegar ao fim, mas a Natureza não se quer despedir: os campos alegremente pintados pelas flores e os jardins repletos de aromas e sabores tornam impossível resistir à vida no exterior!

 

Para que os dias lá fora fiquem perpetuados nas nossas memórias, podemos aproveitar os generosos brindes que as plantas nos concedem e utilizar espécies com aromas e sabores que certamente não iremos esquecer. Coordenar árvores odoríferas, arbustos coloridos e herbáceas saborosas pode ser o segredo para se ter um jardim dos sentidos à porta de casa.

 

Árvores

jacarandá

Flor do jacarandá

Reconhece o cheiro do chá de tília? Pois saiba que pode tê-lo no seu jardim: a Tilia cordata e a Tilia tomentosa são árvores de folha caduca cujas inflorescências brancas surgem no início do verão, perfumando o ar em seu redor. De copa arredondada, esta é uma boa opção para ter junto a casa, pois o seu regime caduco permitirá proteger o edifício do cálido sol de verão, deixando entrar toda a luz no inverno. Há que ter em atenção o seu tamanho: se pretende plantar uma tília, garanta que tem espaço no seu jardim pois esta árvore pode chegar a atingir 30 metros de altura!

Se a cor no jardim é o seu calcanhar de Aquiles, não conseguirá resistir ao Jacaranda mimosifolia. Esta espécie de porte arbóreo destaca-se na paisagem por anunciar o verão: quando as temperaturas começam a aumentar, perde a sua folha e cobre-se de flores lilás. O seu aroma  pode não atrair todos, sendo, por isso, uma excelente opção para articular com outras espécies de exalações intensas. Também precisa de espaço para crescer, pois chega a atingir 15 metros de altura.

 

Arbustos

Se tem uma parede pouco atrativa ou pretende criar uma sebe de ocultação com folha durante todo o ano, recorrer ao Jasminum polyanthum (jasmim-dos-poetas) poderá ser uma boa solução. As inflorescências deste surgem no início da primavera, deixando a planta repleta de botões que, quando abrem, exalam um perfume inebriante e inconfundível. Para garantir uma floração abundante, esta planta deve ser cultivada sob sol pleno e em solo bem drenado e rico em matéria orgânica.

Por sua vez, se pretender uma trepadeira com um aroma menos intenso, vale a pena pensar na Passiflora edulis. O maracujazeiro é uma trepadeira lenhosa de grande vigor que pode atingir até dez metros de comprimento nas condições ideais. A floração exuberante exibe-se nas primeiras horas da tarde, quando os dias começam a ser mais longos, e os seus incríveis frutos vão fazer esquecer que a planta perde a folha no inverno. O tamanho e a qualidade dos maracujás dependem da exposição solar a que a planta está sujeita – quanto mais exposta, mais vigoroso o crescimento, por isso, garanta que a planta fica num local soalheiro. Fruteira ou ornamental, a passiflora é uma planta tropical que não resistirá a temperaturas muito elevadas e climas muito secos.

O alecrim ou Rosmarinus officinalis é uma das plantas mais utilizadas nos jardins mediterrânicos e é fácil perceber porquê: serve como ornamental, como arbusto de compartimentação de espaços, é resistente à secura e facilmente se mantém em vaso. Com baixas necessidades hídricas, o alecrim é um arbusto que pode crescer até 1,50 metros e que produz flor durante todo o ano, explodindo nos meses de verão. As suas folhas e flores podem ser utilizadas para vários fins, incluindo culinária, e medicamentos caseiros, tornando esta planta ainda mais vantajosa em qualquer jardim.

 

Veja este vídeo sobre BUGANVÍLIAS, as trepadeiras que dão cor aos jardins mediterrânicos

 

Herbáceas

A flor-de-mel (Lobularia marítima), vulgarmente conhecida por alisso-doce, é uma planta rasteira, que exala um perfume melífero muito atrativo para pessoas e insetos polinizadores. As colorações da sua flor, que variam entre o violeta e o branco, “tingem” o solo durante os meses de verão. Prefere sol pleno ou meio-sol, solos húmidos e bem drenados e é uma planta perfeita para quem quer cor e aroma num canteiro ou em floreira.

O Thymus vulgaris, o vulgar tomilho, é ate conhecido como erva aromática da cozinha mediterrânica, adaptando-se bem ao jardim ou varanda. Com propriedades medicinais, esta planta perene funciona como revestimento do solo ou em vaso, sendo maravilhoso o seu aspeto florido quando as temperaturas começam a aumentar. Trata-se de uma planta muito resistente à secura que não precisa de muita profundidade para se desenvolver, sendo por isso perfeita até mesmo se não se tiver um jardim grande. Também não requer muita manutenção.

 

Várias são as espécies que podemos conciliar para ter um equilíbrio entre a beleza e a utilidade nos meses mais quentes, mas não devemos esquecermo-nos que os nossos terraços, varandas e jardins podem ser espaços de fruição durante todo o ano! Quando escolher as suas plantas, pense como gostaria de preservar a beleza do espaço durante o outono e inverno, e articule com plantas perenes de aspeto interessante. E não se esqueça: ter muitas plantas aromáticas juntas tornará o ambiente cansativo ou até desagradável. Gjardim sensorialaranta distância entre plantas com cheiros intensos, intervale com plantas sem cheiro e utilize as espécies perfumadas de que mais gosta perto dos espaços que mais usa ou mais próximos dos sítios de passagem.

 

Saiba mais sobre os AGAPANTOS e as suas flores azuis e brancas

 

Gostou deste artigo?
Leia também a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar