Setembro é o mês de muitos (re)começos e, aproveitando o tempo ameno de final de verão, os passeios ao ar livre são maravilhosos!
É nesta altura que também muitas crianças regressam à escola e outras chegam pela primeira vez. Assim, no âmbito lúdico-pedagógico, é sempre muito interessante associar as várias aprendizagens à Natureza.
Nesta edição trago-vos um DIY muito simples de fazer e facilmente personalizável. Podem escolher fazer todas as letras do alfabeto, o nome
da criança ou até mesmo só a sua inicial. Na verdade, é uma atividade tão gira que qualquer adulto fica com vontade de a fazer! Os resultados poderão ser uma grinalda, um monograma, o nome completo, só uma letra ou só um símbolo para decoração. Ou simplesmente desfrutar de umas horas com a criança enquanto ela está em contacto com a Natureza, se relaciona com o adulto e em simultâneo aprende as letras ou cria uma obra só sua. Fiz esta proposta com a minha filha e ela escolheu o seu diminutivo,“Lupe. Entre galhos, cordas ou guitas coloridas, penas, flores secas, espigas, tudo é perfeito para esta atividade, desde que haja vontade!
Aos bons (re)começos!
Material necessário
Galhos
Cola ou cola quente (opcional)
Corda, guita, lã colorida
Folhas, flores secas, penas, cascas, conchas, etc
Tesoura de poda
Tesoura
Lápis
Folhas de papel
Como fazer
Passo 1
Criar a forma da letra pretendida desenhando-a na folha; desta forma, as restantes letras ficarão com um tamanho semelhante – é preferível desenhar as letras “mais quadradas” porque, se não tiverem galhos maleáveis, é mais difícil criar as curvas de certas letras.
Passo 2
Usando como base a letra desenhada, colocar os galhos sobre a mesma, até ficar preenchida – podem usar apenas um galho por linha ou sobrepor vários, dependendo do vosso gosto.
Passo 3
Se necessário, cortar os galhos no tamanho pretendido.
Passo 4
Atar as várias extremidades com o cordel; caso seja necessário, usar um pouco de cola quente para ajudar a fixar a interseção dos galhos.
Passo 5
Decorar ao vosso gosto, espetando penas e colando os vários objetos escolhidos para o efeito.
Dicas
Podem decorar colando brinquedos pequeninos, tipo brinde – uma forma de dar nova vida aos brinquedos – ideal para um quarto de criança.
Se preferirem, podem emoldurar a(s) letra(s) que desenvolveram numa moldura com profundidade.
Colocar na parede ou em cima de um móvel; estas peças são muito versáteis na decoração de qualquer espaço.
Criar uma grinalda com a inicial do nome da família para oferecer.
Num tamanho maior, desenvolver uma grinalda para colocar na porta de casa.
Usar as letras para aprender o alfabeto.
Construir palavras com os mais pequenos, transformando-a numa atividade lúdica de aprendizagem.
Veja como fazer esta e outras atividades, passo a passo.
Pode ver esta e outras atividades na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou através do Facebook, Instagram e Pinterest.