Plantas

Loropetalum, arbusto perfeito para criar contrastes

Loropetalum chinensis

Os Loropetalum chinensis são arbustos de folha perene com folhas vermelhas-arroxeadas (cor de vinho) e com uma floração intensa e decorativa durante longo período na primavera. Este é um caso em que o nome botânico é comumente usado como nome vulgar, Loropetalum, mas também é conhecido por amamélis ou flor-de-franja-chinesa.

Estas plantas são originárias do Oriente e são cada vez mais populares entre nós por serem particularmente atraentes e por se adaptarem muito bem ao nosso clima mediterrâneo.

O crescimento é pouco vigoroso, podendo chegar aos dois metros de altura. São arbustos muito ramificados com tendência para ter uma ramagem bem aberta. Existem diferentes cultivares desta  espécie com pequenas variações na cor da folha, na cor da flor e na forma de crescimento.

Plantação

Os Loropetalum preferem ser plantados ao sol para conseguirmos tirar partido de todas as suas características, mas também se adaptam a condições de sombra parcial. À sombra, a densidade de folhagem é menor, as folhas ficam esverdeadas e a floração é menos intensa.

São plantas que aguentam o calor e a seca, mas necessitam de muita atenção à rega nos primeiros tempos até estarem bem estabelecidas, principalmente nos meses mais quentes.

Preferem solos bem drenados, ricos em matéria orgânica e ligeiramente ácidos. Deve utilizar substrato para plantas acidófilas aquando da plantação.

Utilização

Plantas muito versáteis que podem ser usadas para bordaduras, cobertura de solo, jardins rochosos ou até mesmo a fazer uma cerca viva. Também podem ser cultivadas em vaso.

Loropetalum em vaso

Manutenção

São plantas rústicas e fáceis de cultivar porque não necessitam de grandes cuidados de manutenção, além da rega regular nos meses mais quentes. São muito resistentes ao ataque por pragas e doenças, sendo uma poda anual no final da floração o suficiente para manter a sua forma.

Como é uma planta que responde bem à poda, pode ser sujeita a podas de rejuvenescimento nos ramos mais velhos. Devemos ter o cuidado de adubar uma vez por ano para podermos desfrutar de plantas mais saudáveis e viçosas.

Tome nota:

  • Nome científico: Loropetalum chinensis;
  • Nome vulgar: Loropetalum, amamélis ou flor-de-franjachinesa;
  • Particularidade: Arbusto que cria contrastes muito interessantes devido à cor da sua folhagem e da sua floração;
  • Local de plantação: Pleno sol ou meia-sombra;
  • Tipo de solos: Ligeiramente ácidos;
  • Utilização: Bordaduras, cobertura de solo, sebes ou em vaso.

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar