Pragas e Doenças

Melga das raízes

Saiba quais são as principais características desta praga e como combatê-la.

Praga

Melga, Paizinho de pernas longas, Mosquito das hortas, Melga dos prados, mosquito dos prados (Tipula paludosa Meigen (mais comum na Europa), T. oleracea, T. mediterranea).

Características

Os adultos são castanhos com 23-25 mm de comprimento, não incluindo as patas que são muito frágeis (muitas vezes partem-se) e tem cinco vezes o comprimento do corpo (podendo chegar aos 2,5 cm). Este inseto não pica nos humanos, como os mosquitos. As larvas têm o nome de casacos de pele, devido ao seu tom acastanhado e consistência dura, servindo muitas vezes para isco de pesca.

Ciclo biológico

Encontram-se em casas, muros e zonas de sombra, especialmente no fim do verão, princípio de outono e só aparecem quando é dia. As fêmeas colocam os ovos (300-400) em solos húmidos, desde meados de agosto até fins de setembro, onde nascem as larvas (passados 14 dias), com cerca de 35-45 mm de comprimento e cor cinzenta-acastanhada. As larvas alimentam-se até ao inverno, durante a noite de matéria orgânica, alguns insectos, caules e raízes de algumas plantas, transformando-se depois em pupa. Só têm 1-2 gerações por ano.

Plantas mais sensíveis

Plantas dos prados, batateiras, espinafre, espargos, tabaco, cana de açúcar, lúpulo, morangueiro, framboesa e groselha.

Danos

As larvas causam estragos nas raízes, caules e nas folhas mais próximas do solo.

Combate biológico

Prevenção/aspectos agronómicos

Os ataques são menores em solos bem drenados e em anos quentes; limpe a vegetação herbácea e não enriqueça em demasia o terreno em húmus; Lavre o solo de modo a que as larvas e pupas possam ficar à superfície, para serem destruídas ou comidas pelos seus predadores; utilize armadilhas amarelas autocolantes e luminosas.

Luta química biológica

Aplicação de inseticidas com píretro.

Luta biológica

As aves e mamíferos insetívoros são os inimigos naturais desta praga.

Foto: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar