A Gardena apresentou novos e melhorados produtos para a manutenção dos jardins, assumindo uma aposta da marca nos produtos a bateria. Uma das novidades é que os produtos podem ser reparáveis com peças substituíveis. A apresentação decorreu no passado dia 2 de abril, em Madrid.
Carlos del Piñal, diretor geral, afirma que a marca teve um crescimento estável em 2024 face ao ano anterior e que a previsão para este ano é crescer 5%. Admite, contudo, que terão que se adaptar ao contexto atual, nomeadamente, geopolítico, de catástrofes naturais mais frequentes e modelos económicos daí resultantes. Com a entrada em vigor do Plano Estratégico 25/30, a Gardena assume três pilares estruturantes: Transformação digital, Pessoas e Sustentabilidade.
Corta-relvas e robots
O corta-relvas contém duas baterias e duas lâminas, inspiradas nos tratores, para uma maior precisão de corte. A altura de corte é regulável através de botão.
Apesar de ser a bateria, José Luís Velasco (Product Manager) garante que não compromete autonomia nem a potência da máquina. No caso dos clientes profissionais, optar por máquinas a bateria têm ainda o benefício de permitir um trabalho mais silencioso.
A nova gama de robots sem cabo inclui três modelos que diferem na área do jardim a cortar. Contém duas lâminas, uma para corte geral e outra para cortar as bordas do relvado. A segunda lâmina permite ainda um corte a menos de um centímetro de paredes. Ao funcionar por satélite e com ligação ao telemóvel, não é aconselhável para jardins com muitas árvores ou zonas sem internet.
Tesouras de poda
A Gardena redesenhou as suas tesouras e criou as novas gamas EASYCUT, PREMIUMCUT E PREMIUMCUT PRO. A novidade é o tratamento das lâminas PowerCoating para que as resinas vegetais não se fixem, aumentado a resistência e durabilidade das mesmas.
As tesouras de jardim EasyCut combinam ergonomia, precisão e conforto num design leve e fácil de manusear. Equipadas com lâminas de aço de alta qualidade e revestimento PowerCoating, garantem cortes precisos e limpos, ideais para flores, rebentos jovens e ramos finos até 20 mm de diâmetro. A gama PremiumCut oferece um corte preciso e eficiente em ramos verdes, secos ou de espessura variável. Para cortes mais exigentes, as tesouras de poda PremiumCut Pro com um diâmetro de corte de até 24 mm.
Mencionar ainda a podadora em altura com dois telescópicos e com a possibilidade de ser combinada com diferentes acessórios.
Rega
São várias as novidades ao nível da rega. Dois novos programadores mais pequenos e estanques. Um aspersor a energia solar que permite a definição de um perímetro de rega e que funciona enterrado ou à superfície. O antigo sistema Aquabloom foi melhorado e tem agora capacidade para 30 plantas, alcançando plantas a 2.5m de altura. Pode usar gotejadores de diferentes caudais para plantas com necessidades hídricas diferentes.
Destaque para o novo Enrolador de Mangueiras Soterrado M, um porta-mangueiras automático e enterrado, ideal para quem quer algo discreto e que não careça de furar a parede. Com um comprimento de mangueira de 20 metros, é de fácil desmonte e limpeza devido ao design modular.
Soprador – aspirador
Os melhoramentos nestas máquinas focaram-se na facilidade de troca de função através de uma patilha, na gestão da potência usada conforme o trabalho a efetuar e no fácil acesso à turbina para a limpar e desobstruir caso entre algum detrito de maiores dimensões.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram, Pinterest e TikTok.