Decoração

O jardim que cria ligações

A entrar no outono, venho partilhar um jardim que o sinaliza pela queda das folhas da Gingko biloba, especialmente escolhida para pontuar a entrada da moradia da querida família da Kristina.

Este jardim foi desenvolvido juntamente com a Arq.ª Francisca Figueira, amiga e colega, com quem é sempre uma grande alegria trabalhar.

Posso dizer que nos divertimos a fazê-lo e considero-nos uma dupla feliz. A convite da Francisca, que aceitei logo de imediato, tínhamos entre nós um jardim de uma moradia em Paço de Arcos, junto à linha de comboio com uma arquitetura muito particular com torres de ameias.

E isso foi o nosso grande desafio, ter uma arquitetura que se destaca, imponente e diferente com um espaço envolvente não proporcional. Como conseguir criar uma combinação à altura?

E tudo começou com uma conversa com a Kristina, proprietária da moradia, que nos foi transmitindo as suas intenções e o que pretendia daquele novo espaço que ia nascer.

Procurava ter um jardim minimalista, com linhas contemporâneas e com plantas essencialmente da flora mediterrânica e com uma combinação florística discreta. O branco é a sua cor preferida.

O projeto

Depois de uma boa conversa e perceber as suas intenções, o desenho à mão é o passo a seguir para melhor sentir o espaço.

Compreendendo os limites, as formas da arquitetura, o seu interior, fomos criando alinhamentos e novos espaços nascem. São espaços que se encontram “repartidos” em diferentes utilizações sem paredes.

O seu uso é marcado pelo mobiliário, pelos canteiros sobressaídos e desnivelados em aço corten, com as diferentes materialidades de pavimentos, desde a gravilha para zonas de passagem, pavimento em mosaico hidráulico para marcar a zona de convívio e de refeições, a zona de barbecue com um canteiro rotativo de aromáticas, sempre bem cuidado.

A zona de relvado pensada para se estenderem e contemplarem o céu, rodeado com arbustos aromáticos, culminando numa área de estadia mais descontraída com uma lareira exterior.

Foi um jardim que deu muito gozo fazer, porque se tratou de um projeto muito feito à medida. Desenhou-se todos os elementos construídos, bem como a solução de ensombramento para o carro.

O testemunho da Kristina

“O meu jardim é especial, graças à Francisca e à Marta. Esta equipa é incrível. Muita reflexão e preparação foram desenvolvidas para a criação de ideias. Sensibilidade de estilo, profundo conhecimento de construção e paisagismo, e a maneira como perceberam as minhas intenções foi inacreditável.

“Na primeira reunião, partilhei as minhas preferências. Não conheço muito as plantas, mas existem alguns estilos, cores, texturas que eu prefiro ver como parte do jardim.

“Não foi um projeto fácil. Fiquei espantada pela forma como apresentaram todos as minhas intenções adaptadas ao local e pela capacidade de transformar os meus sonhos e desejos num jardim elegante, contemporâneo e único.

“Eu nem sequer fiz alterações no projeto. Tudo foi executado com base nas recomendações da Francisca e da Marta. O nível de detalhe na execução do projeto e o seu acompanhamento de proximidade garantiram uma adequada execução. Elas ajudaram o meu jardineiro e construtor em todo o processo e partilharam todos os lugares para encomendar azulejos, móveis e acessórios.

“Eu confio nelas completamente e francamente estou um pouco triste pelo projeto estar pronto. Eu recomendo altamente estas miúdas talentosas, humildes e profissionais.”

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar