Plantas Ornamentais

Petúnia: cultivo, manutenção e reprodução

A petúnia é a “rainha da primavera”, espalhando as suas cores por canteiros, bordaduras e vasos um pouco por todo o lado. Hoje, explicamos como pode aprender a cultivá-la, mantê-la saudável e a reproduzi-la.

Leia também: Petúnia: origem, utilização e tipos

Condições de cultivo e de manutenção

A petúnia é uma planta de sol pleno que tolera o frio moderado. O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica, pode adicionar húmus de minhoca. O  pH do solo deve ser levemente ácido. As petúnias  precisam de ser regadas periodicamente, por isso a sistema de drenagem do substrato deve funcionar muito bem. Apesar da floração ser mais intensa na primavera, a petúnia floresce com menor intensidade durante todo o ano até que seu ciclo de vida termine.

E é suscetível ao ataque do pulgão pelo que convém estar atento aos primeiros sinais para o combater.

Receita caseira para combater o pulgão

Precisa de:

  • 1 l de água
  • 1 tampa de detergente amarelo da loiça
  • 1 colher de sopa de álcool

Misturar bem, colocar num pulverizador e pulverizar as partes afetadas.

Reprodução

Como o principal método de reprodução da flor é através de sementes, se puder colha-as quando a petúnia der sinais de que está a morrer, ou simplesmente substitua a por outra, trocando e ou fortalecendo o substrato.

Ficha de cultivo: Petunia x hybrida 

petúnia

É uma herbácea anual originária da América do Sul, mas a maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas (Petunia x hybrida). Florescem na primavera e verão e podem apresentar flores de diversas cores: vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branca. São utilizadas em bordaduras, maciços, floreiras e cestos suspensos.

Família: Solanaceae.

Altura: 15 a 30 cm.

Propagação: Por semente em estufa de janeiro a abril e deve ser colocada em local definitivo de março a junho.

Época de plantação: Primavera-verão.

Condições de cultivo: Exposição ao sol, locais protegidos do vento, solos bem drenados e férteis. Desenvolvem-se muito e rapidamente, muito fáceis de cultivar.

Manutenção: Para prolongar a s floração devem-se cortar as flores velhas.

Poderá Também Gostar