Atualidade

Pilea peperomioides: a planta do ano 2020

São tantas as plantas por onde escolher que nem sempre é fácil decidir qual a mais adequada ao nosso espaço, ao tempo que queremos dedicar-lhe e ao nosso gosto, que muitas vezes também muda, ao sabor das tendências mais actuais. Para os mais indecisos, este novo ano vem com uma planta obrigatória, por ter sido oficialmente coroada Planta do Ano 2020

planta chinesa do dinheiro

Pilea peperomioides, a planta do ano 2020

É a bem conhecida planta-chinesa-do-dinheiro (Pilea peperomioides), originária das províncias de Yunnan e Sichuan, no Sul da China, e depois trazida para a Europa e espalhada pelo resto do Mundo, a partir do século XX.

Por si só, é uma belíssima ornamental, não só pela folhagem característica mas também pela flor. Na estação mais quente gera umas inflorescências, tipo cachos, com pequenos botões de coloração branca, rosa ou amarelada.

Para os que acham que o nome comum mais ouvido para esta planta já é algo curioso, fiquem sabendo que outras alcunhas foram surgindo ao longo dos anos. Por exemplo, Planta OVNI ou Planta Panqueca são nomes aos quais ela também responderá!

Condições de cultivo

Luz: Intensa mas sempre indirecta. Tal como muitas outras plantas de interior, não gosta de insolações excessivas, muito menos nas estações quentes.

Solo: Bem drenado e deixado secar entre regas.

Humidade: Prefere climas mais secos, condição que fácil de garantir dentro qualquer casa arejada no verão e aquecida no inverno.

Fertilização: Beneficia de uma fertilização, a cada mês ou dois, ligeira e aplicada sobretudo durante os meses de maior crescimento vegetativo, ou seja durante Primavera e daí em diante até ao fim do Outono.

Propagação: Facilmente pode ser multiplicada, bastando assim para isso que se cortem algumas folhas mais viçosas e plenamente desenvolvidas, pela base. Depois, basta plantá-las num substrato normal mantido suficientemente húmido, para que não apodreçam nem sequem as folhas.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar