Esta terça-feira inicia-se o Ano Novo Chinês. Segundo a tradição chinesa, 2019 é o ano do Porco, que representa o final do ciclo de rotação dos doze signos do calendário lunar. É assim um momento de grande celebração para toda a comunidade chinesa, durante 15 dias.
Nesta época, também apelidada por Festa da Primavera, várias são as superstições e rituais tidos em conta pelo povo Chinês. Entre os quais pode destacar-se o uso da cor vermelha, símbolo de transformação, movimento e vida, que dizem atrair a sorte, o amor, a riqueza e a prosperidade.
É neste sentido que vos damos a conhecer a Pilea peperomioides, denominada também de Planta chinesa do dinheiro ou “Planta missionária”. Oriunda da província de Yunnan, no sudoeste da China, a Pilea foi trazida para a Europa nos anos 40 pelo missionário norueguês, Agnar Espegren. Esta é uma planta de interior, da família das suculentas, cada vez mais utilizada e procurada em decorações. Possuem folhas verdes e finas, arredondadas em forma de panqueca.
Atualmente pode encontrar esta espécie em viveiros ou lojas de plantas de interior entre os 5€ e 15€, dependendo do tamanho que pretende.
Exposição solar
Em termos de luz, a Pilea gosta de luz solar brilhante, mas não direta. O sol direto queima as folhas e a sombra leve pode estimular as folhas maiores. São resistentes ao frio e gelo, sendo que com temperaturas baixas podem produzir pequenas flores brancas em hastes rosas.
Cuidado e manutenção
Prefere um solo bem drenado e necessita de um vaso com furos para drenagem. O solo deve estar seco entre regas, com maior atenção no tempo mais quente. Se as folhas ficarem um pouco caídas, é sinal de que a planta precisa de água.
Para que a sua planta do dinheiro chinesa se mantenha sempre bonita e bem moldada, gire-a pelo menos uma vez por semana para evitar que fique desequilibrada.
As suas folhas tendem a acumular pó, pelo que devem ser limpas com regularidade. Todos os meses deve aplicar um fertilizante para plantas de interior, especialmente durante a primavera e o verão. Pode colocar a sua planta ao ar livre mas quando a temperatura aquecer, volte a mantê-la afastada da luz solar direta.
Propagação
Apesar de não ser muito conhecida e comercializada, a Pilea é bastante fácil de propagar. Pode separar os rebentos da planta-mãe usando uma faca limpa e afiada para cortar a planta dos filhotes. Plante num novo vaso e mantenha o solo húmido até que a planta esteja bem enraizada e comece a produzir novas folhas. Os novos rebentos crescem diretamente do caule e pode cortá-los livremente. Depois disto, coloque-os na água até que as raízes se desenvolvam numa semana ou duas.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.