Conheça as plantas favoritas dos insetos polinizadores – aqueles que mais contribuem para a biodiversidade do meio ambiente – mais adequadas para introduzir no seu jardim, varanda ou terraço.
Achillea millefollium
Conhecida por milefólio, é uma planta herbácea perene que atinge 50 cm de altura, tem uma floração exuberante durante a primavera e verão, com cores desde o rosa ao amarelo e encarnado ou laranja. Gosta de zonas com pelo menos seis horas de sol por dia. Prefere solos alcalinos, bem drenados. Deve ser adubada de preferência com adubos orgânicos no máximo duas vezes por ano (na primavera e verão).
Calluna vulgaris
Também conhecida por urze, é uma planta herbácea perene que pode crescer de 20 cm até 1,2 m de altura. Tem uma floração intensa lilás do início do outono até ao inverno. Consegue desenvolver-se em zonas de sol e de meia-sombra, desde que tenha quatro ou cinco horas de sol por dia. Requer regas regulares, não tolerando a secura prolongada. Prefere solos ácidos, turfosos ou arenosos e com alguma matéria orgânica.
Gaura lindheimeri
É uma planta perene que pode crescer até 50 cm ou 1 m, cuja floração se prolonga desde a primavera até ao outono e pode ter vários tons de rosa ou branco. Prefere zonas com muito sol, não é exigente em termos de solo, desde que este seja bem drenado. É uma planta resistente à secura e a pragas e doenças. Para manter a forma e rejuvenescer a planta, pode fazer-se uma ligeira poda a seguir à floração.
Polinizadores
Os insetos polinizadores desempenham um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas e na produção de alimentos. Cerca de 75% das culturas agrícolas e 90% das plantas com flores dependem da polinização animal para se reproduzirem, garantindo a formação de frutos e sementes. Além disso, estes polinizadores são fundamentais para atividades como a produção de mel e outros derivados. Os principais insetos polinizadores incluem as abelhas, as borboletas, as traças e os besouros, entre outros.
Salvia officinalis
A sálvia é uma planta aromática e medicinal muito utilizada nos climas mediterrânicos. O seu local de cultivo de eleição é em pleno sol, mas, nas zonas de calor muito intenso, pode estar na meia-sombra. Necessita de regas regulares abundantes e prefere solos ligeiramente alcalinos, férteis e bem drenados. Convém ser adubada regularmente. A sua floração roxa e aromática prolonga-se de abril a agosto.
Salvia rosmarinus
O alecrim é um arbusto que cresce até 1-2 m de altura e que tem umas folhas muito aromáticas. A sua floração roxa prolonga-se do inverno até à primavera e verão. Embora goste de zonas com sol, é uma planta que tolera bem a meia-sombra, necessitando de regas moderadas. Deve-se adubar com um adubo orgânico na primavera e no outono, devendo-se fazer podas regulares para estimular o crescimento.
Thymus vulgaris
O tomilho é uma planta herbácea perene da região mediterrânica. Pode crescer de 15 a 40 cm de altura e prefere zonas com sol direto, solos arenosos, bem drenados e ligeiramente alcalinos. A sua floração arroxeada surge normalmente entre maio e julho. Prefere uma adubação orgânica regular que vai estimular o seu desenvolvimento. Beneficia bastante de podas regulares já que ativam o seu crescimento.
Ocimum basilicum
O manjericão é uma planta herbácea anual que não pode faltar no jardim ou num vaso. Pode crescer de 30 a 40 cm de altura. Sensível ao frio e à falta de água, precisa de regas frequentes e de uma adubação regular com adubo orgânico. É também sensível a pragas e convém observar e combatê-las a tempo com métodos biológicos. Tem um aroma intenso, muito versátil para a culinária e tem muitas propriedades medicinais.
Kniphofia uvaria
Conhecida como lírio-tocha, esta é uma herbácea perene que impressiona pela sua floração encarnada, laranja e amarela que se pode prolongar da primavera ao outono. A planta pode atingir 1-15 metros de altura. Gosta de zonas com sol, mas também se consegue adaptar à meia-sombra. Prefere solos bem drenados, férteis e com alguma matéria orgânica. Resistente à secura, requer apenas regas moderadas.
Lavandula angustifolia
A alfazema é uma herbácea perene que gosta de calor e sol direto. Cresce de 30 a80 cm, tem uma floração roxa da primavera até ao verão. Prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Quando plantada em vasos, dever-se-á procurar usar um substrato bem drenado. Deve-se adubar na primavera para fomentar a floração. Necessita de podas regulares para estimular o crescimento e a floração.
Echium candicans
O massaroco é um arbusto perene endémico da ilha da Madeira que pode crescer até 2 m de altura. Tem uma floração azul exuberante que se pode prolongar de abril a agosto. Gosta de zonas com muito sol, não é exigente quanto ao tipo de solo, desde que este seja bem drenado. Tolera bem a secura e o calor, não exigindo muita rega. Devem cortar-se as flores após a floração para evitar pragas e doenças.
Planta Livre
Uma empresa familiar fundada em 2006 e dedicada à produção e comercialização de plantas ornamentais. Temos dois viveiros, um em Cabeceiras de Basto e outro em Sintra, onde dispomos dum showroom que pode ser visitado. Somos líderes em Portugal, com mais de 80 hectares de inovação em produção.