Revista Jardins

Plantas para uma primavera original

Flores de Protea little prince

 

Introduzir algumas destas sugestões no jardim ou mesmo na varanda, em vaso, conferirá um toque de originalidade ao seu espaço já nesta estação.

 

Estive há pouco tempo em Milão, na feira My Plant & Garden, e vim muito inspirada. Recebi, enviadas pela Flora Toscana, três plantas maravilhosas, duas próteas e uma alcaparreira, e com este mote resolvi escrever sobre plantas que podem dar um toque de surpresa ao seu jardim.

 

Protea“ Little prince”

Protea cynaroides “Little prince”

Esta é uma planta a que não se consegue resistir. A sua flor grande e de várias cores é a estrela da companhia. Confere originalidade a qualquer jardim, varanda ou terraço, sendo esta variedade a mais adequada para se cultivar em vaso.

Condições de cultivo

Necessita de muitas horas de sol direto por dia. Prefere um solo ligeiramente ácido; aconselho a quem a cultivar em vaso a utilização de um substrato específico para Proteáceas. Um fator muito importante no sucesso destas plantas é a fertilização, uma vez que não toleram fósforo. Necessitam de regas regulares, principalmente no primeiro ano, quando o seu sistema radicular está a desenvolver-se.

 

Leia também:

14 Plantas para uma primavera sempre em flor

 

Alcaparreira

Capparis spinosa

Uma planta arbustiva nativa da região mediterrânica. Normalmente não ultrapassa um metro de altura. A floração é muito chamativa e aromática, os seus botões florais por abrir são as famosas e muito apreciadas alcaparras, que se conservam em salmoura ou vinagre.

 

 

Condições de cultivo

Preferem os solos muito pobres e pedregosos, até aparecem no meio de muros e rochas. São muito resistentes ao calor, ao vento e ao ar do mar, mas não toleram o frio extremo. Devem ser regadas nos primeiros tempos; quando em vaso têm de se ter mais cuidado com a falta de água. Devem ser podadas no inverno para estimular o aparecimento de novos rebentos.

 

Peónia

Paeonia sp

As peónias são as rainhas da primavera, muito usadas nos jardins ingleses, começando também a ter alguma procura por cá. Existem peónias herbáceas e arbustivas; nas primeiras, a parte aérea desaparece no inverno e rebenta novamente na primavera. As arbustivas podem ter alguma dificuldade de adaptação inicial, mas depois têm uma grande longevidade. O seu nome latino significa deusa da medicina e na realidade elas têm muitas propriedades medicinais. As suas flores, de muitas cores diferentes, são normalmente grandes e muito perfumadas.

 

 

Condições de cultivo

Preferem zonas com sol direto; nos locais mais quentes, aconselha-se meia-sombra. Precisam de humidade regular no solo e de algum frio no inverno. Podem plantar-se os rizomas no outono, ou as plantas agora na primavera, fazendo uma boa cova de plantação (não demasiado funda), adicionando fertilizante orgânico e regando abundantemente – deve deixar-se pelo menos 50 cm entre plantas e fertilizar regularmente durante o período de floração.

 

Feijoa

Acca sellowiana

Um arbusto ou pequena árvore muito ornamental, pois quer a folhagem quer as flores são bonitas. O fruto é comestível e delicioso (sabor entre o ananás e a goiaba) e as flores também são comestíveis, carnudas e muito doces. É uma boa opção para um pequeno jardim ou mesmo pátio ou varanda num vaso grande. Para conseguir frutos, convém ter duas plantas para haver polinização cruzada.

 

 

Condições de cultivo

Requer zonas com muito sol direto, protegidas dos ventos e do frio extremo, embora precise de um pouco de frio para quebrar a dormência. Dá-se em qualquer tipo de solo. Quando se planta convém fazer uma boa cova de plantação e adicionar matéria orgânica. Durante a floração e frutificação deve-se fertilizar mensalmente. Convém regar regularmente nos períodos de maior calor e podar no inverno para estimular nova floração. Devem colher-se os frutos quando ainda não estão muito moles, para evitar que caiam.

 

Clematite

Clematis sp

Estas são plantas extraordinárias, com mais de 300 espécies diferentes, muito usadas nos jardins um pouco por toda a Europa, mas pouco habituais em Portugal. As clematites de flor grande são especialmente procuradas e têm mais de 5000 cultivares conhecidos. Embora as trepadeiras sejam as mais usadas, as variedades herbáceas, também são muito ornamentais e fazem um efeito bonito no jardim. Como são plantas que por vezes têm alguma dificuldade de adaptação e crescem lentamente, aconselho que compre uma planta com alguma dimensão.

 

 

Condições de cultivo

Gostam de apanhar pelo menos cinco ou seis horas de sol por dia, mas são conhecidas por serem plantas “que gostam de ter os pés frios e a cabeça quente”. O solo deve ser profundo, fértil, rico em matéria orgânica e capaz de reter humidade e manter essa frescura; são, portanto, plantas que necessitam de rega regular. Toleramos solos alcalinos, mas na realidade dão-se bem numa gama de pH de 5,5-8,5. As clematites trepadeiras devem ser conduzidas numa estrutura de apoio e ficarem bem fixas. Devem ser podadas no inverno quando estão caducas, mas atenção que algumas vão florir no ramo do ano anterior e outras no ramo do ano – na dúvida, espere para ver onde vão florir e corte só depois.

 

Leia também:

Pérgulas floridas

 

Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version