Ornamentais

Pérgulas floridas

buganvília a cobrir pórtico

Buganvília

 

Saiba como escolher as melhores trepadeiras.

 

Para ter sucesso na escolha das suas trepadeiras floridas para uma pérgula em Portugal, tenha em atenção os seguintes pontos:

 

Adaptação ao clima: Com capacidade de resistir ao calor e à possível falta de água durante os meses mais quentes do verão. Adaptadas à exposição solar disponível. Normalmente elevada, pois se queremos floração, tem de ser para zonas com sol.

Floração prolongada: É sempre melhor optar por plantas que produzam flores durante mais tempo, de preferência durante vários meses. Se queremos uma pérgula florida, devemos escolher plantas com florações exuberante se até com aroma pois esse será sempre uma mais-valia.

Resistência: Escolher sempre plantas resistentes a pragas e doenças para garantir a sua vitalidade durante muitos anos.

Capacidade de suporte e crescimento: Plantas que se consigam agarrar bem à estrutura de suporte, quer seja porque têm ramos maleáveis, gavinhas ou espinhos, etc. Taxa decrescimento adequada ao seu objetivo, que cubra a estrutura de apoio, mas que não exija demasiadas podas e manutenção.

Qualidade do solo: É importante perceber o tipo de solo que temos antes de escolher as trepadeiras, principalmente em termos de drenagem e de matéria orgânica. Deve sempre cavar-se bem antes de plantar e juntar adubo orgânico.

Manutenção: Saber o tipo de manutenção que as plantas necessitam e a manutenção disponível. Estes dois pontos são fundamentais para o sucesso e muitas vezes são esquecidos. Ficam aqui algumas sugestões de plantas para pérgulas floridas que não deixam ninguém indiferente. No caso das florações menos prolongadas, aconselho que se misturem duas trepadeiras na mesma estrutura.

 

Glicínia

Wisteria sinensis

Planta de folha caduca. Floração perfumada no início da primavera, em cachos floridos roxos, brancos ou cor-de-rosa. Resistente ao frio, gosta de zonas com muito sol. Prefere solos ligeiramente ácidos e precisa de pelo menos uma adubação anual. Deve ser feita uma poda de limpeza no inverno. E uma poda mais ligeira no verão para redução dos ramos novos. Fica bem conjugada com uma trepadeira de folha persistente como a trombeta.

 

glicínia em flor

 

Buganvília

Bougainvillea sp

Uma planta resistente ao calor, gosta de sol pleno. Floração prolongada desde a primavera ao outono com cores como cor-de-rosa, roxo, branco, cor de laranja, amarelo, encarnado, etc. Não é resistente ao frio e nas zonas mais frias pode perder as folhas. Dá-se em qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado e tenha matéria orgânica. Deve ser regada a adubada regularmente. Deve ser podada a seguir à floração.

 

Trepadeira-chocolate

Akebia quinata

Esta é uma trepadeira muito original, tanto pela floração bordeaux, como pelo aroma a chocolate ou pelo fruto, que sabe a chocolate e baunilha. É uma planta de folha caduca que se dá muito bem em Portugal, é resistente ao frio e ao calor. Prefere solos mais férteis e com matéria orgânica, e zonas com sol direto ou meia-sombra. Necessita de regas regulares e adubações frequentes aquando da floração e frutificação.

 

trepadeira-chocolate

 

Leia também:

Multiplique as suas plantas – estacas: arbustos e espécies trepadeiras

 

Trombeta

Campsis grandiflora

Planta muito vigorosa, de crescimento muito rápido, que pode até ser invasora. Deve ser podada regularmente para controlar o seu crescimento. Floração cor de laranja ou cor-de-rosa, desde a primavera ao outono. Gosta de zonas com sol ou meia-sombra. Não é exigente em termos de solo. Requer regas e adubações regulares. Resistente a pragas e doenças; só é sensível ao oídio, que deve ser combatido logo com um fungicida adequado.

 

trombeta a cobrir pórtico no jardim

 

Madressilva

Lonicera japonica

Esta é uma trepadeira muito usada em Portugal. Floração branca de aroma doce desde a primavera até ao verão. Atrai muitos polinizadores. Gosta de zonas de pleno sol. Cresce muito rapidamente, não cresce muito em altura, mas facilmente atinge 3 metros. Desenvolve-se em qualquer tipo de solo e necessita de regas e adubações regulares e uma poda de manutenção a seguir à floração para controlar o seu crescimento e garantir a floração na estação seguinte.

 

madressilva

 

Jasmim-dos-poetas

Jasminum polyanthum

Planta de folha persistente muito resistente a pragas e doenças. Crescimento rápido. Floração branca, muito perfumada, que se inicia na primavera e prolonga todo o verão. Dá-se em qualquer tipo de solo, gosta de zonas com solou meia-sombra. Necessita de regas regulares e duas ou três adubações anuais. Deve ser podada regularmente, pois cresce muito.

 

 

Leia também:

A beleza das roseiras trepadeiras

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar